--> Rosália Lombardo: A Eterna Bela Adormecida das Catacumbas de Palermo | O Diário da Cidade

Rosália Lombardo: A Eterna Bela Adormecida das Catacumbas de Palermo

COMPARTILHE:

A Ciência por Trás da Preservação: O Legado Imortal de Rosália Lombardo

 

Rosália Lombardo, uma criança italiana que faleceu aos 2 anos devido a uma pneumonia, tornou-se uma das múmias mais bem preservadas do mundo, conhecida como "A Bela Adormecida". A pequena Rosália captura a atenção de cientistas e turistas por mais de um século, graças à notável técnica de embalsamamento aplicada pelo químico Alfredo Salafia, a pedido do desolado pai, Mario Lombardo.


Um Adeus Inaceitável

Incapaz de aceitar a morte prematura da filha, Mario Lombardo recorreu a Alfredo Salafia, um renomado embalsamador da época, na esperança de preservar a aparência serena de Rosália. O resultado foi extraordinário, com o corpo da menina exibindo uma conservação impressionante ao longo dos anos.


Alfredo Salafia, o químico responsável pelo embalsamamento, ao lado da múmia preservada de Rosália Lombardo / Fonte Fotos: Wikimedia Commons


A Técnica Revolucionária de Salafia

Localizada na Capela dos Meninos dentro das Catacumbas dos Capuchinhos em Palermo, Itália, a múmia de Rosália Lombardo permanece um testemunho do avançado conhecimento embalsamador de Salafia. Foi somente anos após a morte do químico que Dario Piombino-Mascali, curador das Catacumbas dos Capuchinhos, descobriu as anotações pessoais de Salafia, revelando a complexa fórmula usada no processo. A mistura de glicerina, formalina, ácido salicílico e sais de zinco, juntamente com a aplicação de parafina no rosto de Rosália, contribuiu para a preservação sem precedentes de seu corpo.


A preservação notável de Rosália Lombardo cativa observadores - Fonte foto: Wikimedia Commons


A Ilusão de Uma Eterna Vigília

Visitantes das catacumbas relatam ter visto Rosália abrir e fechar os olhos, alimentando lendas urbanas de que ela ainda poderia estar viva. No entanto, este fenômeno é explicado como uma ilusão de ótica causada pela incidência de luz que varia ao longo do dia, conforme esclarecido por Piombino-Mascali. O posicionamento dos olhos de Rosália, ligeiramente entreabertos, e as condições de iluminação criam o efeito de que ela estaria piscando para os observadores.


Contribuição Científica e Cultural

A história de Rosália Lombardo transcende o trágico fim de uma vida jovem, tornando-se um marco tanto para a ciência quanto para a cultura. Seu corpo não só demonstra os avanços na técnica de embalsamamento no início do século 20, mas também evoca uma conexão profunda com o passado e a persistência da memória. As catacumbas de Palermo, e em particular a capela que abriga Rosália, tornaram-se um local de fascínio mundial, atraindo pesquisadores e turistas interessados em testemunhar a impressionante preservação da "Bela Adormecida".


A história de Rosália Lombardo permanece como um testamento à inovação científica e ao amor de um pai que procurou eternizar a imagem de sua filha, oferecendo ao mundo uma janela para o passado e um estudo sobre a mortalidade e a memória.

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,114,ARARAQUARA,247,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,109,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,310,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,67,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,17,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,60,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,428,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Rosália Lombardo: A Eterna Bela Adormecida das Catacumbas de Palermo
Rosália Lombardo: A Eterna Bela Adormecida das Catacumbas de Palermo
A Ciência por Trás da Preservação: O Legado Imortal de Rosália Lombardo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsULlOCNsKnESHxiyxI1AnSkckljTUM8paxCzv2AFgX8g8vnU4cxPtE8_rr3E1Icpps85b1R_7bgJfY9KBaTVRB2m7a6rr4wpVPh6kNYf5RAPpcswlOL_rBjk4gxmdaJh1KZz-WCUYm2pF7omBtWxnAIS6RzLZbku0FYefnpSbA63MLcpPoRbTomnTfw/s16000/ddf.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsULlOCNsKnESHxiyxI1AnSkckljTUM8paxCzv2AFgX8g8vnU4cxPtE8_rr3E1Icpps85b1R_7bgJfY9KBaTVRB2m7a6rr4wpVPh6kNYf5RAPpcswlOL_rBjk4gxmdaJh1KZz-WCUYm2pF7omBtWxnAIS6RzLZbku0FYefnpSbA63MLcpPoRbTomnTfw/s72-c/ddf.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2024/02/rosalia-lombardo-eterna-bela-adormecida.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2024/02/rosalia-lombardo-eterna-bela-adormecida.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice