--> Lula sanciona lei que estabelece bolsa de permanência para alunos do Ensino Médio | O Diário da Cidade

Lula sanciona lei que estabelece bolsa de permanência para alunos do Ensino Médio

COMPARTILHE:

governo pretende envolver todos os estados no programa a partir de janeiro

 

Em um importante passo rumo à promoção da igualdade educacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, 16 de janeiro, o Projeto de Lei nº 54, de 2021, que estabelece um incentivo financeiro inovador para estudantes do ensino médio público. A lei cria uma espécie de poupança destinada a alunos de baixa renda, regularmente matriculados no ensino médio, proporcionando-lhes suporte financeiro mensal e um montante adicional ao final do terceiro ano, caso cumpram determinados critérios.


A medida visa não apenas combater a evasão escolar, mas também estimular a conclusão do ensino médio, especialmente entre os estudantes de baixa renda. O governo pretende envolver todos os estados no programa a partir de janeiro, identificando os alunos matriculados elegíveis, facilitando a emissão de CPF para aqueles que ainda não possuam e iniciando os pagamentos por meio da Caixa Econômica Federal ainda em 2024.


Durante o evento de sanção no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, esclareceu que os estudantes receberão uma parte do incentivo mensalmente, além de uma poupança que só poderá ser sacada ao término do terceiro ano. Adicionalmente, aqueles que realizarem a prova do Enem serão contemplados com um valor extra.


"Os recursos são para ajudar na manutenção, ou seja, o objetivo é garantir que o jovem não abandone. Muitas vezes ele abandona porque precisa trabalhar. Então, ele vai ter um dinheirinho ali para determinadas ações que possa fazer durante o mês. E vai receber o valor que ficará depositado, rendendo na conta dele, para quando ele terminar o ensino médio, poder montar um negócio ou ir para a universidade", destacou o ministro.


Quem terá direito à poupança?

Conforme estabelecido no texto da lei, serão beneficiados estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio público, em todas as modalidades, e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218. Para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes elegíveis estão na faixa etária entre 19 e 24 anos.


Como funcionará o programa?

Os alunos selecionados receberão um repasse mensal para auxílio em suas despesas diárias e manutenção. Caso alcancem aprovação ao final do ano letivo, receberão um recurso adicional, o qual será depositado e só poderá ser sacado ao término dos três anos de estudo. A média mínima de frequência exigida é de 80% das aulas.


Um ato conjunto dos ministros da Educação e da Fazenda será responsável por definir valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar. Os valores serão depositados em uma conta a ser aberta em nome do estudante, podendo ser uma poupança social digital.


"A gente já está trabalhando para que até o fim de março a gente já possa fazer o primeiro pagamento", afirmou Santana, ressaltando a colaboração entre a Caixa, as redes estaduais e outros atores envolvidos.


A gestão do programa contará com um fundo específico para garantir os recursos, gerenciado pela Caixa. O ministro da Educação informou que o fundo atualmente disponível, no valor de R$ 6,1 bilhões, seria suficiente para garantir o início da implementação ainda este ano. Com essa iniciativa, o governo busca não apenas apoiar financeiramente os estudantes, mas também abrir portas para oportunidades futuras, incentivando a formação acadêmica e o empreendedorismo.

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,114,ARARAQUARA,247,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,109,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,310,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,67,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,17,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,60,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,428,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Lula sanciona lei que estabelece bolsa de permanência para alunos do Ensino Médio
Lula sanciona lei que estabelece bolsa de permanência para alunos do Ensino Médio
governo pretende envolver todos os estados no programa a partir de janeiro
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFg4ZcARmwP453uwgandfiAzPXYF5A9b-aRwZqdGl9rbTBG-Cayo8phDHQ_8eloYX8GKncoPAtKcIfm3SuRUh11890dpvDYZ8wEJj4enb56sIYCC_o5lGl9wPg27r3rlQoP_XPiVFIN38gQsZyOqkuSUq4eu-CYDPhcp3NGo7-RBo1ANvtwN-4zQt3oA/s16000/lula.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFg4ZcARmwP453uwgandfiAzPXYF5A9b-aRwZqdGl9rbTBG-Cayo8phDHQ_8eloYX8GKncoPAtKcIfm3SuRUh11890dpvDYZ8wEJj4enb56sIYCC_o5lGl9wPg27r3rlQoP_XPiVFIN38gQsZyOqkuSUq4eu-CYDPhcp3NGo7-RBo1ANvtwN-4zQt3oA/s72-c/lula.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2024/01/lula-sanciona-lei-que-estabelece-bolsa.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2024/01/lula-sanciona-lei-que-estabelece-bolsa.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice