Webb da NASA capta imagem 'inédita' de um sol criança

COMPARTILHE:

O Telescópio Espacial James Webb é o principal observatório de ciências espaciais do mundo.

 

O Telescópio Espacial James Webb da NASA capturou uma imagem rara do nascimento de uma estrela recém-nascida. A imagem capturada revela jatos de matéria estelar saindo dos pólos de uma estrela muito jovem e viajando pelo espaço em velocidades supersônicas, de acordo com um relatório do Space.com.


A observação de alta resolução e infravermelho próximo dos jatos, chamados de Herbig-Haro (HH) 211, mostra detalhes requintados do fluxo de uma estrela jovem, um análogo infantil do nosso Sol, disse a NASA.


Compartilhando os detalhes sobre a imagem capturada, a NASA tuitou: “Como seria uma foto de bebê do nosso Sol? Nesta imagem de Webb vemos uma estrela recém-nascida com jatos supersônicos de gás expelidos de seus pólos. Tem apenas algumas dezenas de milhares de anos aqui, mas quando crescer, será muito parecido com o nosso Sol.”


A NASA mencionou que os objetos Herbig-Haro vistos na imagem são as regiões brilhantes que cercam as estrelas recém-nascidas que são formadas devido aos ventos estelares ou por causa do jato de gás que sai da estrela recém-nascida. Isso acontece porque as estrelas recém-nascidas colidem com outros gases ou poeiras presentes a uma velocidade maior.


De acordo com o relatório da NASA, a imagem do HH 211 partilhada pelo telescópio James Webb elabora claramente uma saída de uma protoestrela que é um análogo infantil do Sol quando este não tinha mais do que algumas dezenas de milhares de anos e com uma massa apenas 8 por cento do Sol atual, disse a NASA.


A nova estrela acabará por se transformar em uma estrela como o Sol, disse a agência espacial.


No processo de captura de uma imagem sem precedentes através de um telescópio, a imagem infravermelha desempenha o papel mais crucial. Ajuda no estudo das estrelas recém-nascidas e no seu crescimento com o tempo, uma vez que essas estrelas estão incorporadas no gás da nuvem molecular em que são formadas.


Moléculas incluindo hidrogênio molecular, monóxido de carbono e monóxido de silício emitem luzes infravermelhas que podem ser coletadas pelo telescópio James Webb para enquadrá-las na estrutura do crescimento da estrela.


Uma equipe de pesquisadores da NASA está medindo as velocidades da estrutura de saída mais interna, que é de aproximadamente 80 a 100 quilômetros por segundo.


No entanto, a diferença nestas velocidades entre as secções do fluxo de saída e a onda de choque em colisão é comparativamente muito pequena. Conseqüentemente, os pesquisadores concluíram que o fluxo da estrela recém-nascida é composto principalmente de moléculas.

A observação de alta resolução e infravermelho próximo do Telescópio Espacial James Webb da NASA em Herbig-Haro 211 revela detalhes requintados do fluxo de uma estrela jovem, um análogo infantil do nosso Sol. Os objetos Herbig-Haro são formados quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos de estrelas recém-nascidas formam ondas de choque que colidem com gás e poeira próximos em alta velocidade. A imagem mostra uma série de choques de proa para sudeste (canto inferior esquerdo) e noroeste (canto superior direito), bem como o jato bipolar estreito que os alimenta com detalhes sem precedentes. Moléculas excitadas pelas condições turbulentas, incluindo hidrogênio molecular, monóxido de carbono e monóxido de silício, emitem luz infravermelha, coletada por Webb, que mapeia a estrutura dos fluxos de saída.


COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,115,ARARAQUARA,248,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,110,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,51,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,24,CULTURA E LAZER,21,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,312,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,69,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,4,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,19,NOTÍCIAS,27,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,58,PREVISÃO DO TEMPO,1,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,429,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Webb da NASA capta imagem 'inédita' de um sol criança
Webb da NASA capta imagem 'inédita' de um sol criança
O Telescópio Espacial James Webb é o principal observatório de ciências espaciais do mundo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiejuPZXgssiDIFutJVSheOcjZn27zn7GR3Mp47la7SSbFKcKBlGKKO1kvwirtwH9pdWyjAH8Gk7K0wB4MCc23DOxu2xWR4gruSndycZqoq1lRqhLaspEhMbACEAgQdFG5PZEkmcmQUyIKmTAfqGEgSOjZeQCczpsLn_xss3IoeM5L9x_sAoxg58o7RVg/s16000/Mat%C3%A9ria.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiejuPZXgssiDIFutJVSheOcjZn27zn7GR3Mp47la7SSbFKcKBlGKKO1kvwirtwH9pdWyjAH8Gk7K0wB4MCc23DOxu2xWR4gruSndycZqoq1lRqhLaspEhMbACEAgQdFG5PZEkmcmQUyIKmTAfqGEgSOjZeQCczpsLn_xss3IoeM5L9x_sAoxg58o7RVg/s72-c/Mat%C3%A9ria.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/webb-da-nasa-capta-imagem-inedita-de-um.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/webb-da-nasa-capta-imagem-inedita-de-um.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content