Terremoto de 6,8 atinge Marrocos e deixa mais de 1000 mortos

COMPARTILHE:

Epicentro do fenômeno natural ocorreu a uma profundidade de 18,5 km, a cerca de 72 km a nordeste de Marrakech

 

Um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu o centro do Marrocos na noite desta sexta-feira (8), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, causando pânico entre os residentes e turistas em Marrakech.


Ao menos 1037 pessoas morreram e outras 1200 ficaram feridas, segundo a emissora estatal Al-Aoula, citando o Ministério do Interior. Além disso, 205 pessoas estão em estado crítico, disse Al Aoula.


Esse terremoto foi o mais forte a atingir aquela parte do país norte-africano em mais de 100 anos, segundo o Serviço Geológico dos EUA.


O epicentro do terremoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 km, a cerca de 72 km a nordeste de Marrakech, pouco depois das 23h, no horário local (19h de Brasília), de acordo com o serviço geológico dos EUA.


“Terremotos deste tamanho na região são incomuns, mas não inesperados. Desde 1900, não houve terremotos M6 (de magnitude 6) e maiores num raio de 500 km deste terremoto, e apenas nove terremotos M5 (magnitude 5) e maiores”, pontuou.


O órgão também diz que “o desastre é potencialmente generalizado”, observando que muitas pessoas na área residem em estruturas que são “altamente vulneráveis ​​a tremores de terra”.


A televisão estatal Al-Aoula mostrou neste sábado (9), em horário local, vários edifícios desabados perto do epicentro.


Em Marrakech, algumas casas na densamente povoada cidade velha desabaram, com as pessoas vasculhando os escombros manualmente enquanto esperavam por equipamento pesado, conforme relatou o residente local Id Waaziz Hassan à agência de notícias Reuters.


Além disso, Brahim Himmi, morador de Marrakech, afirmou que viu ambulâncias saindo da cidade e que muitas fachadas de edifícios foram danificadas. Ele explicou que muitas pessoas estavam assustadas e ficariam do lado de fora para o caso de outro terremoto.


Resgate tem dificuldade e autoridade pede doação de sangue

As equipes de resgate no Marrocos estão tendo dificuldade para chegar às áreas mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país, porque as estradas próximas estão danificadas e bloqueadas, informou a TV estatal Al Aoula.


Enquanto isso, o Centro de Transfusão de Sangue e Hematologia do Marrocos pediu à população que doe sangue para ajudar as vítimas.


Segundo o órgão, o número de feridos e o tipo de ferimentos significam que as bolsas de sangue serão necessárias o mais rápido possível.


Equipe de Jornais em Marrakech descreve cena “absolutamente chocante”

Benjamin Brown, membro da equipe da CNN que estava em Marrakech quando ocorreu o terremoto, disse que demorou um pouco para que as pessoas nas proximidades entendessem o que estava acontecendo.


Ele afirmou que ele e outras pessoas deixaram o hotel depois de sentir os tremores e se dirigiram para um terreno aberto. No início, segundo Brown, a maioria das pessoas – incluindo algumas ainda de pijama – parecia calma.


“E então, alguns minutos depois, os gritos começaram”, lembrou ele.


O pânico tomou conta quando as pessoas começaram a notar seus ferimentos, disse Brown, que falou por telefone à redação da CNN com Michael Holmes.


“Alguns deles pareciam ter ferimentos graves na cabeça com muito sangue, na verdade, tão graves que pelo menos em um caso uma ambulância teve que recusar uma mulher ferida, porque estavam com capacidade total”, pontuou.


Posteriormente, muitas pessoas decidiram acampar durante a noite, disse Brown. “Cena absolutamente chocante para Marrakech”, acrescentou.


Havia muitos edifícios parcialmente destruídos, alguns com os telhados arrancados e as janelas de vidro quebradas, relatou Brown, e partes das muralhas históricas de Marrakech estavam desmoronando.


Muralhas históricas danificadas

O terremoto danificou partes das muralhas históricas de Marrakech, de acordo com a TV estatal Al Aoula do país.


As fortificações são um conjunto de muralhas defensivas que circundam os bairros históricos de Marrakech e foram construídas pela primeira vez no início do século XII.


Líderes mundiais oferecem ajuda

Diversos líderes mundiais falaram sobre o terremoto que atingiu o Marrocos na sexta-feira (8) e deixou centenas de mortos. Muitas autoridades ofereceram ajuda ao país africano.


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, enviaram condolências ao povo marroquino antes da cúpula do G20, em que participam, na Índia.


“Estas são notícias terríveis do Marrocos. Nestas horas difíceis, nossos pensamentos estão com as vítimas do terremoto devastador”, escreveu Scholz neste sábado (9) no X, anteriormente conhecido como Twitter.


Von der Leyen também expressou sua solidariedade: “Meu coração está com o povo marroquino diante do terrível terremoto que ceifou centenas de vidas na noite passada”.


Ela destacou que seus pensamentos estão com as famílias das vítimas e dos feridos, desejou-lhes uma rápida recuperação e elogiou as equipes de resgate por seu “trabalho admirável”.


O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, iniciou seu discurso de abertura da Cúpula do G20 neste sábado oferecendo suas “sinceras condolências a todos os afetados” pelo terremoto.


“É meu desejo que todos os feridos se recuperem rapidamente. Neste momento difícil, os meus pensamentos estão com Marrocos e estamos preparados para oferecer toda a assistência possível”, declarou.


Imagens




















COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,115,ARARAQUARA,248,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,110,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,51,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,24,CULTURA E LAZER,21,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,312,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,69,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,4,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,19,NOTÍCIAS,27,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,58,PREVISÃO DO TEMPO,1,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,429,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Terremoto de 6,8 atinge Marrocos e deixa mais de 1000 mortos
Terremoto de 6,8 atinge Marrocos e deixa mais de 1000 mortos
Epicentro do fenômeno natural ocorreu a uma profundidade de 18,5 km, a cerca de 72 km a nordeste de Marrakech
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBwJTBnqb_Zm7dPiJcEA1BD-hwaYcyi--cZyMptD6e17aAXICreQxKeuIx0rKj6wezbiOzAoYA3zNsglHio14tDOVW58NLjAGCELkVIEcgw6OU0qo9Uk-0rglsxdZOKRgGcHpJEVxFeqzwZcAtOLNFg1dtlLbMQBTeuvycWIvF7PRsweREseRhpNMP7g/s16000/Terremoto-provoca-destruicao-no-Marrocos.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBwJTBnqb_Zm7dPiJcEA1BD-hwaYcyi--cZyMptD6e17aAXICreQxKeuIx0rKj6wezbiOzAoYA3zNsglHio14tDOVW58NLjAGCELkVIEcgw6OU0qo9Uk-0rglsxdZOKRgGcHpJEVxFeqzwZcAtOLNFg1dtlLbMQBTeuvycWIvF7PRsweREseRhpNMP7g/s72-c/Terremoto-provoca-destruicao-no-Marrocos.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/terremoto-de-68-atinge-marrocos-e-deixa.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/terremoto-de-68-atinge-marrocos-e-deixa.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content