Em situações mais críticas, os bloqueios podem impedir que o condutor circule com o próprio veículo.
Veículo Com Bloqueios Diversos: o Que Significa?
Quando é constatado que o veículo está com algum tipo de bloqueio (ou restrição), significa que ele estará impedido de passar por alguns procedimentos, como transferência de propriedade e licenciamento, por exemplo.
Em situações mais críticas, os bloqueios podem impedir que o condutor circule com o próprio veículo.
Sem dúvidas, isso gera uma grande dor de cabeça, não é mesmo?
Principalmente se você trabalha com o veículo ou depende dele para locomoção – trabalho, viagem etc.
Há uma diversidade de causas de restrições, mas todas elas são de natureza administrativa ou judicial.
Ainda assim, as restrições mais comuns são as administrativas, especificamente aquelas relacionadas à transferência de propriedade, financiamentos e alienação fiduciária (quando o devedor passa um bem ao credor, desde que ambos estejam de acordo de que esse bem é a garantia de pagamento da dívida).
Em todos os casos citados, quando há uma restrição no veículo, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) recebe essa informação no seu campo de observação.
Seja como for, todas as restrições são avisadas aos proprietários dos veículos dessa condição, e podem ser consultadas.
Essa consutla pode ocorrer de formas variadas. É possível, por exemplo, ter acesso aos bloqueios diretamente no órgão de registro do veículo.
Além disso, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o condutor também pode ter acesso a uma série de informações sobre o veículo, bastando acessar a página do CRLV eletrônico.
Entre as informações, será possível conferir se há restrições no RENAVAM, ocorrência de furto ou roubo ativa, multas do RENAINF, se há comunicação de venda ativa, registro de recall etc.
Agora que você já sabe o significa veículo com bloqueios diversos, está na hora de conhecer quais os tipos de restrições ele pode sofrer.
Portanto, não deixe de conferir a próxima seção!
Mas o assunto desta matéria, é sobre o caso da restrição da imagem acima, ela se da no caso da transferência ser recente, após a transferência ser realizada pelos meios digitais, você terá que procurar o posto de atendimento do seu minicípio DETRAN e entregar os documentos padrão, como decalque do chassi e CRV impresso assinado por ambas as partes e registrada em cartório.
Após a entrega dos documentos, a restrição será retirada, mas saliento que isso pode levar um tempo moroso, chegando de 20 a 40 dias dependendo da cidade, pois a restrição só será retirada, após um agente do detran conferir todos os documentos e aprovar os mesmos.
Enquanto isso não acontece, a restrição permanece impedindo de ser realizada a transferência do veículo ou licenciamento, mas não se preocupe, essa restrição não impede o condutor de transitar normalmente sem riscos de apreensão ou multas.
COMENTÁRIOS