--> Desmistificando o Mito: Cigarro de Palha Tão Prejudicial Quanto o Industrializado | O Diário da Cidade

Desmistificando o Mito: Cigarro de Palha Tão Prejudicial Quanto o Industrializado

COMPARTILHE:

O cigarro de palha possui mais nicotina e mais alcatrão do que o cigarro convencional

 

O cigarro de palha, conhecido como "paieiro", amplamente consumido no interior do país, tem conquistado espaço nas grandes cidades, surpreendendo ao atrair um público inusitado, especialmente jovens. A prática de enrolar o próprio cigarro, seja em papel de seda ou casca de milho, tornou-se comum em bares e baladas.


A despeito do apelo quase ritualístico associado à prática, muitos adeptos acreditam que estão optando por uma alternativa mais natural e menos prejudicial à saúde em comparação com o cigarro industrializado. No entanto, especialistas, dão dicas, são enfáticos em afirmar que essa percepção não passa de um mito, e o cigarro de palha pode ser tão ou mais prejudicial que o tradicional em vários aspectos.


A pneumologista Milena Tenório Cerezoli, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, destaca que o mito baseia-se na ideia equivocada de que, por ser feito com fumo de corda picado, é considerado natural. Contudo, essa crença é totalmente inadequada.


Devido ao seu processo de preparo, o cigarro de palha possui mais nicotina e mais alcatrão do que o cigarro convencional, tornando-o mais tóxico por unidade. O pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), alerta que um cigarro de palha é equivalente a três cigarros convencionais.


Além de conter uma maior quantidade de monóxido de carbono por unidade, o cigarro de palha não possui substâncias que mantêm sua queima entre as tragadas, ao contrário do cigarro tradicional. Isso significa que o fumante de cigarro de palha acaba consumindo a mesma quantidade do produto, apesar da percepção contrária.


Corrêa enfatiza que estudos, inclusive brasileiros, indicam que fumantes de cigarro de palha desenvolvem doença obstrutiva crônica pulmonar (DPOC) mais cedo ou atingem graus mais elevados da doença fumando uma quantidade três a quatro vezes menor de cigarros por dia em comparação com usuários de cigarro tradicional.


A ausência de filtro é mais um ponto negativo, gerando um aquecimento maior na região da boca, aumentando os riscos de câncer, como de boca, laringe, esôfago e faringe. Contrariando a crença de que a fumaça do paieiro é menos tóxica, os especialistas garantem que o processo de combustão do tabaco, presente tanto no cigarro convencional quanto no de palha, produz as mesmas substâncias prejudiciais.


Portanto, o cigarro de palha carrega os mesmos riscos do cigarro tradicional e de outras formas de consumo de tabaco por combustão, como charuto, cachimbo e narguilé. Isso inclui aumento do risco de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, além de maior suscetibilidade e mortalidade por tuberculose.


Corrêa destaca ainda um detalhe pouco estudado: as substâncias geradas pela queima da palha, além das geradas pela queima do tabaco em si, aumentam os riscos à saúde.


Os especialistas também alertam para o alto potencial de vício do cigarro de palha, devido à presença de níveis elevados de nicotina. A cardiologista Jaqueline Scholz, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor, reforça que, independente da apresentação, todos os tipos de tabaco levam à dependência.


Quanto à origem do mito de que o cigarro de palha é menos prejudicial, os especialistas apontam para o poder de disseminação de falsos mitos pela indústria. Estudos indicam forte marketing nas embalagens de cigarros de palha no Brasil, com materiais que proporcionam a percepção de um produto natural e artesanal. Termos como "leve" e "suave

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,115,ARARAQUARA,247,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,109,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,310,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,67,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,17,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,60,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,429,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Desmistificando o Mito: Cigarro de Palha Tão Prejudicial Quanto o Industrializado
Desmistificando o Mito: Cigarro de Palha Tão Prejudicial Quanto o Industrializado
O cigarro de palha possui mais nicotina e mais alcatrão do que o cigarro convencional
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhU1JHb35LP3VjorPVm2NrVtkwMZajkdFtHlX8tbCFQaAH8KhlV_YwD4y3giVEZ8dpuYDouaMfdlwa1kIIQrc-8aq8rgeSMmdeIfyL_Kw9ORGWKrYFWMkU3b3DNKH6ObYlFcVHm-DSao-VJHz2Ic8R78U_fxRp2oh1tFOiTYUKtnDSCgZBf0fhpNYyAmA/s16000/Design%20sem%20nome%20(19).jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhU1JHb35LP3VjorPVm2NrVtkwMZajkdFtHlX8tbCFQaAH8KhlV_YwD4y3giVEZ8dpuYDouaMfdlwa1kIIQrc-8aq8rgeSMmdeIfyL_Kw9ORGWKrYFWMkU3b3DNKH6ObYlFcVHm-DSao-VJHz2Ic8R78U_fxRp2oh1tFOiTYUKtnDSCgZBf0fhpNYyAmA/s72-c/Design%20sem%20nome%20(19).jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2024/01/desmistificando-o-mito-cigarro-de-palha.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2024/01/desmistificando-o-mito-cigarro-de-palha.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice