Por que os cães comem cocô e como evitá-lo

COMPARTILHE:

Mega dicas, estudos e ciência para ajudar você a cuidar do seu PET

 

De todos os hábitos estranhos que nossos cães têm – beber água de banheiro, rolar em coisas mortas, lamber o traseiro – nada enoja mais a maioria dos donos de cães do que ponderar por que os cães comem cocô. A motivação de um cachorro não é deixar os humanos enojados, mas o ato de comer cocô certamente o faz. Tanto é assim, na verdade, que descobrir que seu cachorro come cocô é frequentemente citado como um motivo pelo qual as pessoas tentam realojar um cachorro, ou até mesmo optam pela eutanásia .


A ciência que explica por que os cães comem cocô

Há um nome científico para o hábito de um cachorro comer cocô – coprofagia (kop-r uh-fey-jee- uh ) – e também razões comportamentais e fisiológicas pelas quais alguns cães consideram o cocô uma iguaria. Se você tem um cachorro que come cocô, não se desespere. Existem maneiras de desencorajar o consumo de cocô por meio da modificação do comportamento e alguns produtos que você pode comprar que podem ajudar a tornar o cocô menos palatável para os cães.


Embora a coprofagia em cães não tenha sido profundamente explorada pelos cientistas, comer cocô é um fenômeno relativamente comum em cães. Em um estudo de 2012 apresentado na conferência anual da Sociedade Veterinária Americana de Comportamento Animal, pesquisadores liderados pelo Dr. Benjamin Hart, da Universidade da Califórnia, Davis, descobriram que:

  • 16% (um em cada seis) dos cães são classificados como comedores “sérios” de cocô, o que significa que foram pegos comendo cocô cinco vezes
  • 24% dos cães no estudo (um em cada quatro) foram observados comendo cocô pelo menos uma vez

Hart escreveu: 

“Nossa conclusão é que comer fezes frescas é um reflexo de uma predisposição inata dos canídeos ancestrais que vivem na natureza, que protege os membros da matilha de parasitas intestinais presentes nas fezes que ocasionalmente podem ser descartadas na toca/área de descanso”. Tradução: está no DNA de um cachorro comer cocô.


O estudo consistiu em duas pesquisas separadas enviadas a cerca de 3.000 donos de cães. Embora comer cocô seja repulsivo para a sensibilidade humana, não é tão nojento do ponto de vista de um cachorro. Os cães evoluíram como necrófagos, comendo tudo o que encontravam no chão ou no lixo, por isso a ideia de um cão sobre o que é bom comer é diferente da nossa. Em seu Manual de Comportamento e Treinamento Aplicado de Cães , o comportamentalista animal Steven R. Lindsay diz que a coprofagia “pode ser um dos vários comportamentos de sobrevivência apetitivos que evoluíram para lidar com a adversidade periódica da fome”. Em outras palavras, quando a comida é escassa, você não pode ser exigente.


Comer cocô é normal para cães e filhotes

Para algumas espécies, como os coelhos, comer cocô é uma forma totalmente normal de obter nutrientes essenciais . Na verdade, se você impedir que os coelhos façam isso, eles desenvolverão problemas de saúde e os coelhos jovens não conseguirão prosperar. Felizmente, os cães não precisam de nutrição desta forma. Comer cocô, entretanto, é um comportamento normal e natural dos cães em algumas fases da vida.


As mães cadelas lambem seus filhotes para incentivá-los a eliminar - e limpar o cocô de seus filhotes comendo-o - durante as primeiras três semanas após o parto. Os filhotes também terão esse comportamento naturalmente, comendo seu próprio cocô ( autocoprofagia ), cocô de outros cães ( alocoprofagia ), bem como cocô de gatos e outros animais. Alguns cães consideram o estrume de cavalo e os excrementos de ganso particularmente atraentes. Não é perigoso para um filhote comer seu próprio cocô, mas consumir cocô de outros animais pode causar problemas de saúde para um filhote se as fezes do animal estiverem contaminadas com parasitas, vírus ou toxinas. Na maioria dos casos, esse comportamento desaparecerá antes que o filhote tenha cerca de nove meses de idade.


Fatos sobre cães que comem cocô

Quando acontece em filhotes, a coprofagia (também conhecida como comer cocô) é geralmente considerada apenas parte do processo de exploração do mundo ao seu redor. A maioria dos filhotes ficará satisfeita em cheirar e investigar os cheiros que podem captar no cocô, mas alguns filhotes vão querer colocar (literalmente) tudo na boca, inclusive cocô!


Um fato bizarro: os cães raramente comem fezes moles e mal formadas ou diarreia. Eles parecem ser atraídos principalmente por fezes duras. O cocô congelado, em particular, é aparentemente um deleite especialmente emocionante para cães que comem cocô. Em seu estudo, Hart fez algumas outras observações sobre por que os cães comem cocô:

A coprofagia foi mais comum em lares com vários cães . Em lares com apenas um cachorro, apenas 20% dos cães tinham o hábito de comer cocô, enquanto em lares com três cães esse número subia para 33%.

  • Cães que comem cocô não são mais difíceis de treinar do que qualquer outro cão
  • As cadelas são mais propensas a comer cocô , e os machos intactos são menos propensos
  • 92 por cento dos comedores de cocô querem cocô fresco, com apenas um ou dois dias de vida
  • 85% dos que comem cocô de cachorro não comem suas próprias fezes , apenas cocô de outros cães
  • Comedores gananciosos – cães que roubam comida da mesa – tendem a comer cocô


Por que os cães comem cocô?

Se o seu cão adulto começar a comer cocô, você deve consultar o seu veterinário para descartar problemas de saúde  como:

  • Parasitas
  • Dietas deficientes em nutrientes e calorias
  • Síndromes de má absorção
  • Diabetes, doença de Cushing , doenças da tireoide e outras condições que podem causar aumento do apetite
  • Drogas, como esteróides

Em alguns casos, os cães começam a comer o próprio cocô devido a algum tipo de estresse ambiental ou gatilhos comportamentais, incluindo:

  • Isolamento: Estudos demonstraram que cães mantidos sozinhos em canis ou porões têm maior probabilidade de comer cocô do que cães que vivem perto de seus parentes.
  • Confinamento restritivo: passar muito tempo confinado em um espaço pequeno pode fazer com que o cão desenvolva um problema de comer cocô. Não é incomum ver coprofagia em cães resgatados de abrigos lotados.
  • Ansiedade: Muitas vezes, a coprafagia é o resultado de uma pessoa usar punições ou métodos severos durante o treinamento doméstico . De acordo com essa teoria, os cães podem eliminar e depois comer o próprio cocô para se livrar das evidências, mas depois são mais punidos. Torna-se um ciclo vicioso.
  • Busca de atenção: os cães podem comer seu próprio cocô para obter uma reação de seus humanos, o que inevitavelmente acontecerá. Portanto, se você perceber que seu cachorro está comendo cocô, não exagere.
  • Associação inadequada com comida de verdade: Cães alimentados próximos ao cocô podem fazer uma ligação entre os odores da comida e os das fezes e não conseguirão perceber a diferença.
  • Sentindo o cheiro em suas mães:  Lindsay escreve que, em alguns casos, os filhotes ficam confusos ao cheirar odores fecais no hálito da mãe depois que ela os limpa. Além disso, às vezes as mães podem regurgitar alimentos misturados com matéria fecal do filhote. Ele chama isso de “inoculação apetitiva”, que pode levar o filhote a desenvolver esse mau hábito.
  • Viver com um cão doente ou idoso: Às vezes, um cão saudável consome cocô de um cão mais fraco da casa, especialmente em casos de incontinência fecal. Os cientistas levantam a hipótese de que isso pode estar relacionado ao instinto de proteger a matilha de predadores.


Como impedir um cachorro de comer cocô

Veterinários e donos de cães notaram melhorias no comportamento de um cão que come cocô usando algumas estratégias, incluindo:

  • Suplementação vitamínica: Existe uma teoria de longa data de que os cães comem cocô porque falta alguma coisa em suas dietas, então um multivitamínico para cães pode ser útil. A deficiência de vitamina B, em particular, tem sido a principal suspeita, e estudos comprovam isso. Em 1981, os cientistas demonstraram que a atividade microbiana fecal sintetizou a tiamina, uma vitamina B. Outras pesquisas encontraram outros nutrientes ausentes.
  • Suplementação enzimática: A dieta canina moderna é rica em carboidratos e pobre em proteínas e gorduras à base de carne do que a dieta ancestral canina. Algumas pessoas tiveram sucesso com suplementos de enzimas digestivas para cães , incluindo alguns produtos que contêm papaína, uma enzima que auxilia na digestão .
  • Produtos com aversão ao sabor: A teoria é que certos sabores e cheiros são tão repugnantes para os cães quanto a ideia de comer fezes é para nós, portanto, oferecer um tratamento dissuasor de comer cocô ou adicionar um pó dissuasor de comer cocô à comida fará com que o cocô que está sendo produzido menos atraente. Muitos desses produtos contêm glutamato monossódico, camomila, derivados de pimenta, mandioca, alho e salsa. Apenas lembre-se: todos os cães (e gatos) da casa precisam comer um impedimento para comer fezes para que seu cocô seja desagradável para o cão que tem o hábito de comer cocô. Alguns donos de cães também usam um spray de sabor amargo no cocô para piorar o sabor.

Talvez a melhor maneira de acabar com o problema de um cachorro comer cocô seja através de métodos de treinamento e gestão ambiental, incluindo:

  • Tenha todos os equipamentos certos para alimentar, treinar e passear com o cachorro.
  • Mantenha a área de convivência do seu cão limpa, incluindo o quintal, para que não haja pilhas de cocô para eles ficarem tentados a comer.
  • Os donos de gatos devem manter a caixa sanitária limpa ou fora do alcance do cão . Você pode encontrar caixas de areia para gatos cobertas que ajudam a manter os cães afastados ou usar um portão para cães para restringir o acesso à caixa
  • Supervisione seu cachorro nas caminhadas e recolha seu cocô imediatamente.
  • Treinamento. Trabalhe duro nas dicas “ deixe ” e “ venha ”. Um exercício simples é ensinar seu cão a vir até você para uma guloseima assim que fizer cocô. Dessa forma, seu cão desenvolverá o hábito de prestar atenção em você em busca de um petisco saboroso, em vez de se voltar para aquele nojento que está no chã

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,115,ARARAQUARA,248,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,110,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,51,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,24,CULTURA E LAZER,21,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,312,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,69,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,4,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,19,NOTÍCIAS,27,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,58,PREVISÃO DO TEMPO,1,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,429,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Por que os cães comem cocô e como evitá-lo
Por que os cães comem cocô e como evitá-lo
Mega dicas, estudos e ciência para ajudar você a cuidar do seu PET
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqlyfzEx8RYTSbXFDvKf1L8P6crml39KO3isc03AojSqpFxMwqgYKGRvhTpmqOzS8S_XcJXjctM5pcZKIRH8cK5WhvK_g6v3hg6N-xJArbtAFH-x3yrCzwO0yLT-WVDFtAdf2GvJMHgWz__f-qK1okHG00--YFfdHhlO_B8u5yYiF4RCWNWYnej_iZrg/s16000/GettyImages-1149297978.jpg.optimal.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqlyfzEx8RYTSbXFDvKf1L8P6crml39KO3isc03AojSqpFxMwqgYKGRvhTpmqOzS8S_XcJXjctM5pcZKIRH8cK5WhvK_g6v3hg6N-xJArbtAFH-x3yrCzwO0yLT-WVDFtAdf2GvJMHgWz__f-qK1okHG00--YFfdHhlO_B8u5yYiF4RCWNWYnej_iZrg/s72-c/GettyImages-1149297978.jpg.optimal.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/por-que-os-caes-comem-coco-e-como-evita.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/por-que-os-caes-comem-coco-e-como-evita.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content