O que é CINOMOSE canina? Quais os sintomas?

COMPARTILHE:

Cinomose em cães – causas, sintomas e tratamento

 

A cinomose é uma das doenças mais graves que seu cão pode contrair. É também um dos mais evitáveis. Aqui estão os fatos, sintomas, opções de tratamento e métodos de prevenção que todo dono de cachorro precisa saber sobre a cinomose.


O que é cinomose canina?

A cinomose canina deve soar familiar para você se o seu cão estiver com as vacinas em dia . Os veterinários consideram a vacina contra cinomose uma vacinação essencial , junto com o parvovírus, o adenovírus canino e as vacinas contra a raiva.


A doença é altamente contagiosa e potencialmente letal. Um paramixovírus causa cinomose em cães e está intimamente relacionado aos vírus do sarampo e da peste bovina. Causa doenças graves no hospedeiro ao atacar vários sistemas do corpo, resultando em uma infecção generalizada que é difícil de tratar.


Como se espalha a cinomose canina?

Existem três maneiras pelas quais os cães podem contrair cinomose:

  • Através do contato direto com um animal ou objeto infectado
  • Através da exposição aérea
  • Através da placenta

A cinomose canina é transmitida por contato direto ou exposição ao ar, assim como o resfriado comum em humanos. Quando um cão ou animal selvagem infectado tosse, espirra ou late, ele libera gotículas de aerossol no ambiente, infectando animais e superfícies próximas, como tigelas de comida e água.


A boa notícia é que o vírus não dura muito no meio ambiente e pode ser destruído pela maioria dos desinfetantes. A má notícia é que cães infectados com cinomose podem transmitir o vírus por vários meses, colocando em risco os cães ao seu redor.


Os cães não são os únicos animais que podem ter cinomose. Animais selvagens como guaxinins, raposas, lobos, coiotes, gambás, furões e visons também podem sofrer de cinomose. Isto significa que um surto de cinomose na população local de vida selvagem pode colocar os cães em risco de contrair a doença, mesmo que não entrem em contacto com outros cães.


As cadelas também podem espalhar o vírus através da placenta para seus filhotes, o que é uma das razões pelas quais é importante vacinar totalmente qualquer cão que você planeja criar.


Quais são os sintomas da cinomose canina?

Os cães com cinomose apresentam uma ampla gama de sintomas, dependendo de quão avançada a doença está em seus corpos. Depois que um cão é infectado, o vírus inicialmente se replica no tecido linfático do trato respiratório antes de infectar o restante do tecido linfático do cão, o trato respiratório, o trato gastrointestinal, o epitélio urogenital, o sistema nervoso central e o sistema óptico. nervosismo. Isso resulta em dois estágios de sintomas.


Estágio um:

O primeiro sintoma de cinomose em cães é geralmente secreção aquosa ou pus dos olhos, seguida de febre , perda de apetite e secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente 3 a 6 dias após a infecção, mas os sintomas iniciais dependem da gravidade do caso e de como o paciente reage a ele. Em geral, os sintomas associados à cinomose em cães durante os primeiros estágios da infecção são:

  • Febre
  • Corrimento nasal claro
  • Secreção ocular purulenta
  • Letargia
  • Anorexia
  • Tosse
  • Vômito
  • Diarréia
  • Dermatite pustulosa (raramente)
  • Inflamação do cérebro e da medula espinhal

Se um cão infectado com cinomose sobreviver ao estágio agudo da doença, ele também pode desenvolver hiperceratose nas almofadas das patas e no nariz, o que dá à cinomose o apelido de “doença das almofadas duras”. Este sintoma de cinomose faz com que as almofadas dos pés de um cão endureçam e aumentem e seja desconfortável.


Um dos outros riscos associados à cinomose em cães é uma infecção bacteriana secundária que ataca quando o sistema imunológico do cão é comprometido pelo vírus da cinomose. Infecções bacterianas secundárias podem causar sintomas respiratórios e gastrointestinais, incluindo:

  • Vômito
  • Diarréia
  • Dificuldade ao respirar
  • Mudança na frequência respiratória
  • Pneumonia


Estágio Dois:

Alguns cães desenvolvem sinais neurológicos à medida que a doença progride e ataca o sistema nervoso central. Estes sinais são particularmente perturbadores para os proprietários.

  • Inclinar a cabeça
  • Circulando
  • Paralisia parcial ou total
  • Convulsões
  • Nistagmo (movimentos oculares repetitivos)
  • Espamos musculares
  • Convulsões com aumento da salivação e movimentos de mastigação
  • Morte

A cinomose em cães apresenta alguns ou todos esses sintomas, dependendo da gravidade do caso. De acordo com a American Veterinary Medical Association (AVMA), “a cinomose costuma ser fatal, e os cães que sobrevivem geralmente apresentam danos permanentes e irreparáveis ​​no sistema nervoso”.


Quais cães correm maior risco de cinomose?

A cinomose é um risco para todos os cães, mas cães não vacinados e cachorros com menos de quatro meses de idade são particularmente suscetíveis à cinomose. Se o seu cachorro apresentar algum sintoma de cinomose, ligue para o seu veterinário imediatamente.


Como tratar a cinomose canina

Não há cura para a cinomose canina. Os veterinários diagnosticam a cinomose através de uma combinação de sinais clínicos e testes de diagnóstico, ou através de uma necropsia post-mortem. Uma vez diagnosticado, o cuidado é puramente de suporte. Os veterinários tratam diarreia , vômitos e sintomas neurológicos, previnem a desidratação e tentam prevenir infecções secundárias. A maioria dos veterinários recomenda que os cães sejam hospitalizados e separados de outros cães para evitar a propagação da infecção.


A taxa de sobrevivência e a duração da infecção dependem da cepa do vírus e da força do sistema imunológico do cão. Alguns casos são resolvidos em até 10 dias. Outros casos podem apresentar sintomas neurológicos durante semanas e até meses depois.


Prevenindo a cinomose canina

A cinomose canina é totalmente evitável. Existem várias coisas que você pode fazer para prevenir a cinomose em cães:

  • Certifique-se de que seu filhote receba a série completa de vacinas contra cinomose
  • Mantenha as vacinas contra cinomose atualizadas ao longo da vida do seu cão e evite lacunas nas vacinas
  • Mantenha seu cão longe de animais e animais selvagens infectados
  • Vacinar furões de estimação contra cinomose
  • Tenha cuidado ao socializar seu filhote ou cão não vacinado, especialmente em áreas onde os cães se reúnem, como parques para cães, aulas e creches para cães

Seguindo essas etapas, você pode manter seu cão protegido contra cinomose. Se você tiver mais dúvidas sobre cinomose em cães, converse com seu veterinário e ligue para ele imediatamente se suspeitar que seu cão possa estar apresentando sintomas de cinomose.

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,115,ARARAQUARA,248,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,110,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,51,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,24,CULTURA E LAZER,21,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,312,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,69,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,4,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,19,NOTÍCIAS,27,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,58,PREVISÃO DO TEMPO,1,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,429,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: O que é CINOMOSE canina? Quais os sintomas?
O que é CINOMOSE canina? Quais os sintomas?
Cinomose em cães – causas, sintomas e tratamento
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIAnIDER3kfILawg-ndsXiZ1C3ueriYgVe7oFYkoYnuD2kFr4pyPOXK2JbkaXZnBQQPWSf5jpldZ-3UnSj8SQPE761sDyc86EqsljemvjcYgLneQ8kT4klKnNlk7EarHB0iQ6HefquXNO2FWUHUaePatWtH1nhv0jnC58GloDisTA66ePVu9E7_-Zc-g/s16000/heroimage0.999283001523466869-1024x675.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIAnIDER3kfILawg-ndsXiZ1C3ueriYgVe7oFYkoYnuD2kFr4pyPOXK2JbkaXZnBQQPWSf5jpldZ-3UnSj8SQPE761sDyc86EqsljemvjcYgLneQ8kT4klKnNlk7EarHB0iQ6HefquXNO2FWUHUaePatWtH1nhv0jnC58GloDisTA66ePVu9E7_-Zc-g/s72-c/heroimage0.999283001523466869-1024x675.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/o-que-e-cinomose-canina-quais-os.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/o-que-e-cinomose-canina-quais-os.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content