--> Os cães podem sentir a morte de alguém? | O Diário da Cidade

Os cães podem sentir a morte de alguém?

COMPARTILHE:

Descubra se o cãozinho ou outros animais podem prever a morte

 

Os cães podem sentir a morte de alguém?Os cães podem sentir a morte de alguém?
Imagem Freepik

Os cães podem sentir a morte? Quando alguém morre ou está prestes a morrer, muitos donos de cães lembram como seus cães se comportam. Beverly Bingham reside em North Palm Beach, Flórida, e seu filho Borzoi, chamado "Krispin", de seis anos, tem experiências parecidas. "Alguns dias antes de minha mãe falecer, Krispin entrava no quarto dela depois que minha assessora e eu a alimentamos e limpamos", afirma Bingham. Ele cheirava seu hálito enquanto acariciava seu cabelo. Ao menos, acho que eles estão cientes das mudanças na química corporal da pessoa que está morrendo.


Estas são histórias que você encontrará em todos os lugares. Paula Johnson, de Hamilton, Ontário, Canadá, também pode atestar essa habilidade que os cães parecem ter. “Meus avós tinham um Schipperke”, diz Johnson. Um dia, meu avô chegou cedo do trabalho e foi deitar no quarto sem sentir nada. Pouco tempo depois, o cachorro começou a incomodar a porta do quarto. Minha avó tentou silenciá-lo para deixar meu avô dormir. O cachorro continuou insistindo, então minha avó abriu a porta para ele entrar, já que meu avô havia falecido. Ele sofreu um ataque cardíaco enquanto dormia. Sim, os cães são capazes de isso!

Isso é apenas um conjunto de coincidências? Alternativamente, os cães podem realmente sentir a morte? Parece que isso era o pensamento dos antigos.

Cães, Morte e Folclore

Muitas culturas de todo o mundo associaram os cães à morte ao longo do tempo e do espaço. O antigo deus egípcio, Anúbis, tinha cabeça de chacal ou cachorro e é o deus da morte, mumificação e embalsamamento. Ele acompanhou as almas ao submundo e ajudou a embalsamar e proteger os mortos.

O deus egípcio Anubis serve como protetor, guardião e guia dos falecidos
O deus egípcio Anubis serve como protetor, guardião e guia dos falecidos - Imagem Freepik

Além disso, afirma-se que o uivo dos cães funciona como um sinal de morte universal. Na tradição irlandesa, diz-se que os cães viam as almas sendo conduzidas ao seu lugar de descanso por uma matilha de cães que conduzia os cavaleiros pelo céu. É por isso que eles uivavam para o céu durante a noite.

Os cães eram usados para guiar os falecidos pelas oito camadas do submundo na tradição da Mesoamérica, que inclui muito do México e da América Central. Na verdade, o nome de uma antiga raça de cães mexicanos chamada Xoloitzcuintli vem de Xolotl, o deus da morte, e o termo Nahuatl para "cachorro". Em algumas áreas do Peru, algumas pessoas acreditam que um cachorro uivando à noite é um sinal de morte.

Cães de cor preta no folclore

Nas Ilhas Britânicas, pensava-se que o aparecimento de cães pretos, especialmente membros do grupo de cães de caça , indicava que a morte estava chegando. Mesmo no início da era contemporânea, é comum que cães pretos assombrassem locais remotos, uivando para qualquer pessoa que se aproximasse e dizendo que eles iriam morrer. Os fãs de Sherlock Holmes e Sir Arthur Conan Doyle podem reconhecer que "O Cão dos Baskervilles" foi inspirado por esses contos. Seria possível que a história seja baseada em fatos?

Como as muitas culturas associam os cães à morte? Talvez seja apenas uma observação desagradável. Finalmente, os canídeos perdidos podem ter comido restos humanos ou uivado para avisar aos companheiros de matilha que havia carne disponível. Ou talvez o som melancólico, ou mesmo assustador, de canídeos selvagens reunindo suas matilhas faça com que nos sintamos desconfortáveis.

Os animais são capazes de sentir a morte?

Nenhum animal registrado oficialmente como um preditor de morte. No entanto, um gato de Rhode Island, “Oscar”, ganhou fama na década de 2000 por sua capacidade de aparentemente sentir a morte iminente de residentes de lares de idosos. Os cuidadores de uma casa de repouso em Rhode Island notaram que o residente felino, “Oscar”, que normalmente era indiferente aos pacientes, tirava uma soneca ao lado de alguns residentes. Ele se uniu a eles e muitos deles morreram duas horas depois. A equipe pensou que Oscar estava ajudando-os nas últimas horas. Depois que Oscar "previu" com precisão 25 mortes, quando começou a dormir ao lado de alguém diferente, a equipe da casa de repouso ligava para a família para que pudessem se despedir.

Dizem que Oscar consegue sentir quando um morador está prestes a falecer e vai dormir ao lado dele até o fim - Imagem Rediit


Não temos certeza de como os animais podem experimentar a sensação de morte ou se isso é realmente possível. Primeiro, devemos examinar situações em que os cães parecem observar os mortos com algum ceticismo científico. Talvez apenas notemos que cães, especialmente cães de terapia ou cães que visitam lares de idosos, estavam ao lado de pessoas mortas; no entanto, esquecemos todas as vezes em que eles estavam ao lado de pessoas vivas. As pessoas percebem inconscientemente informações que apoiam as opiniões que já têm, o que pode ser um caso de viés de confirmação. Talvez os cães estejam simplesmente procurando uma cama tranquila ou um cobertor quente, e isso ocorre perto de alguém que está quase morrendo. Por outro lado, é possível que os cães sintam o cheiro de cobertores ou travesseiros, que os convidam a permanecer perto.

Os cães podem sentir a morte?

Os cães notam a ausência de uma pessoa ou de outro animal de estimação, independentemente de eles sentirem a morte ou não. Por exemplo, seu cão pode se sentir confuso ou angustiado se um de seus outros cães morrer ou se um amado dono falecer. Ele pode se perguntar por que as coisas mudaram.

Os animais e as pessoas morrem têm comportamentos diferentes. Os cães podem ler a linguagem corporal uns dos outros e reagir de acordo, e também observam cuidadosamente o movimento humano , a postura, o tom de voz e muito mais. Seu cão reagirá de maneira diferente se você estivesse feliz ou triste. Talvez os cães possam realmente entender a tristeza ou an ansiedade dos humanos. Pesquisas atuais sugerem que os cães podem tentar oferecer conforto às pessoas em perigo, o que poderia explicar por que eles estão próximos de pessoas nessas situações.

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia do Goldsmiths College examinou as diferentes reações dos cães em duas situações diferentes. As pessoas eram responsáveis pelo cachorro ou pelo estranho. Ambos os grupos cantarolavam (comportamento feliz) ou fingiam chorar (comportamento triste) para ver a reação do cachorro. Os cães geralmente se orientavam para pessoas que fingiam chorar, acariciando e lambendo o indivíduo, independentemente de ser o dono ou um estranho. É possível que esse comportamento seja um sinal de que o cão é empático; isso também pode significar que ele pensa na morte.

Estudos científicos mostram que os ouvidos e o nariz dos cães podem detectar mudanças nas emoções humanas. Por exemplo, os cheiros das pessoas mudam com base no seu humor , e o nariz canino pode detectar essas mudanças. Os cães demonstraram sinais químicos de medo e alegria, conhecidos como feromônios humanos. O sinal químico do medo fez com que os cães ficassem mais próximos de seus donos do que de qualquer outro indivíduo. Esses cães estavam tentando acalmar seus donos? Ou eles estavam procurando conforto por conta própria, ficando com medo?

Os cães podem ter uma capacidade excepcional de olfato para detectar qualquer odor relacionado à morte. É possível que os cães exibam cheiros relacionados ao desligamento de órgãos. Finalmente, alguns cães podem detectar câncer, bem como células mortas.

Quer os cães possam ou não sentir a morte especificamente, as evidências indicam que os cães são capazes de experimentar alguma forma de luto . Quando seus donos morrem ou quando outros animais de estimação, incluindo os cães, morrem, os cães podem demonstrar comportamentos que refletem sentimentos de luto.

O que os cães podem nos dizer sobre cadáveres?

O proprietário de um cachorro pode brincar: "Meus cachorros veem pessoas mortas". No entanto, aqueles que adestram cães cadáveres podem afirmar com razão que seus cães têm o cheiro de pessoas mortas ou cadáveres.

Uma vítima começa a liberar fragâncias que não podemos sentir. Uma série de seis tapetes quadrados novos foi exposta a três cães cadáveres em um estudo do Forensic Science Institute. um tapete quadrado que foi exposto a uma pessoa falecida recentemente por dez minutos (dentro de três horas após sua morte). Os cães conseguiram escolher o quadrado do tapete certo em 98% das vezes; no entanto, quando o quadrado do tapete foi exposto a uma pessoa falecida por apenas dois minutos, a taxa caiu para 94%. Os cheiros que o corpo exala mudam à medida que se decompõe. O nariz de um cachorro pode ajudar a descobrir quando uma pessoa morreu.

Os cães podem sentir a morte? É possível. Eles podem sentir as mudanças relacionadas ao falecimento das pessoas e, naturalmente, estão tentando ajudar as pessoas. Qual é a probabilidade de que casos como os de Beverly Bingham, Denise Milko e Paula Johnson sejam apenas coincidências e quanto é verdadeiro o folclore? Um dia, cães treinados podem fornecer respostas a essas perguntas com mais pesquisas.

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,114,ARARAQUARA,247,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,109,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,310,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,67,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,17,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,60,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,428,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Os cães podem sentir a morte de alguém?
Os cães podem sentir a morte de alguém?
Descubra se o cãozinho ou outros animais podem prever a morte
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjp0XNl3dQUIRPBrETK25sJN2jW5nAegyrq8gX37XoO3-59ZKifW51_EdcIyLLSCBj24hvYDra4ANIrYZKMmGM-sKiVM88bD6mREpMg_gIOVVQ-AErCEUKH-QK6WXbkiQAAZHldxcAFtOLZbhmZzBUDkL-NjirQjabxt7cYOx8oZFlx8BD_1R5GbXfyLQ/s16000/C%C3%83O-TRISTE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjp0XNl3dQUIRPBrETK25sJN2jW5nAegyrq8gX37XoO3-59ZKifW51_EdcIyLLSCBj24hvYDra4ANIrYZKMmGM-sKiVM88bD6mREpMg_gIOVVQ-AErCEUKH-QK6WXbkiQAAZHldxcAFtOLZbhmZzBUDkL-NjirQjabxt7cYOx8oZFlx8BD_1R5GbXfyLQ/s72-c/C%C3%83O-TRISTE.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/11/os-caes-podem-sentir-morte-de-alguem.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/11/os-caes-podem-sentir-morte-de-alguem.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice