O governo pode "taxar influenciadores" em PL da Netflix

SHARE:

A PL da Netflix também determina que as empresas de streaming devem apoiar produções "independentes" com 5% de suas receitas brutas

 

O Projeto de Lei (PL) 8889/17, também conhecido como "PL da Netflix", está em pauta no Senado e pode ser votado até o final desta semana. O projeto de lei tem o potencial de afetar o setor de conteúdo audiovisual e visa regulamentar "streamings", como Netflix. Além disso, pode impor uma "taxa" do governo aos criadores de conteúdo em redes sociais, afetando suas receitas.


A PL busca, portanto, que o governo determine e regule o fornecimento de conteúdo audiovisual por demanda. Isso terá um impacto nas empresas que operam plataformas de streaming e distribuição de conteúdo digital.


Atualmente ministro do Desenvolvimento Agrário do governo, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), apresentou a proposta em 2017. O regime de urgência foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto deste ano com 291 votos a favor e 106 contra.


O projeto exige que os provedores de conteúdo audiovisual incluam um percentual de conteúdo nacional em seus catálogos. Além de garantir que as produções brasileiras sejam vistas.


A PL da Netflix também determina que as empresas de streaming devem apoiar produções "independentes" com 5% de suas receitas brutas. Adicionalmente, a versão mais recente do relatório propõe a distribuição de dez por cento do total para obras nacionais. Assim, equivalendo a 1% do faturamento bruto, para “produtoras identitárias”. Estas produtoras são aquelas com no mínimo 51% do capital controlado por “grupos incentivados”


Onde se aplica a taxação de influencers?

O projeto prevê multas e suspensão do credenciamento para as empresas que não cumprirem suas obrigações. As plataformas incluem o YouTube, o Meta e o TikTok, entre outras.


Embora o projeto não faça referência direta a sistemas de publicidade como o AdSense, as alterações legislativas podem ter um impacto na estratégia de conteúdo das plataformas. Como resultado, afeta a monetização dos criadores de conteúdo.


Em outras palavras, ao pagarem 4% do faturamento bruto, é provável que as empresas precisem repassar o custo, e repensar a estratégia de AdSense, ou monetização para seus criadores.


A mudança na legislação pode afetar indiretamente o programa AdSense da Google, que permite que os criadores de conteúdo ganhem dinheiro com publicidade em seus sites ou vídeos do YouTube. O tipo de conteúdo que é promovido ou monetizado nas plataformas pode ser impactado negativamente pela PL 8889.


COMMENTS

Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Américo Brasiliense, Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content