Palmeiras 1 x 1 Boca Juniors: como foi o jogo da semi da Libertadores

COMPARTILHE:

Veja como acabou o jogo

 

Palmeiras 1 x 1 Boca Juniors: como foi o jogo da semi da Libertadores

O Boca Juniors fez o Palmeiras reviver traumas e avançou nos pênaltis no Allianz Parque. Ao estilo argentino, o time visitante venceu a disputa por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e está na final da Libertadores. O duelo de ida, na Bombonera, terminou empatado por 0 a 0.


  • Bruno Valdez, Valentini, Figal e Pol Fernández converteram no lado do Boca, enquanto Cavani parou em Weverton. Romero parou Veiga e Gómez, e Kevin e Piquerez fizeram, mas não foi o suficiente. Abel Ferreira abandonou o gramado antes do primeiro pênalti e não acompanhou a disputa.
  • Cavani marcou o gol do Boca na partida, aos 23 minutos do primeiro tempo — foi o primeiro gol do atacante uruguaio na Libertadores. Piquerez fez para o Alviverde aos 28 da etapa final e levou a decisão para as penalidades.
  • O Alviverde foi derrotado em seis das sete disputas por pênaltis na Era Abel. A equipe chegou para a partida com um aproveitamento de apenas 16,7% nessas decisões, com triunfo apenas contra o Atlético-MG, pela Libertadores de 2022.
  • O Boca manteve a hegemonia contra o Palmeiras na Libertadores. Há cinco anos, os argentinos eliminavam o Alviverde na semifinal no estádio palmeirense. Antes disso, a equipe saiu vitoriosa na final de 2000 e na semi de 2001.
  • Rojo foi expulso no segundo tempo e deixou o time argentino com um a menos no final. O zagueiro levou dois amarelos em 14 minutos e foi ao vestiário quando os visitantes ainda venciam.
  • O time argentino será o adversário do Flu no Maracanã, que eliminou o Inter ontem no Beira-Rio. A final será disputada em 4 de novembro, no Rio de Janeiro.
  • O Alviverde volta a campo no domingo (8) para o clássico contra o Santos. O time comandado por Abel Ferreira está na quarta colocação no Brasileiro, com 44 pontos, a oito de distância do líder Botafogo.


Curiosidade: Autor da jogada do gol do Boca, Merentiel pertence ao Palmeiras. Ele foi emprestado ao Boca no início do ano com opção de compra fixada e salários pagos integralmente pela equipe argentina — por isso pôde enfrentar o Alviverde.


Como foi o jogo

Abel repetiu a escalação, mas o começo da partida foi diferente do que se viu na Bombonera. Em casa, o Alviverde comandou as ações e acuou os retrancados argentinos, "devolvendo" a pressão sofrida na Argentina.


O Palmeiras não encontrava brechas na muralha adversária, apesar de controlar a posse. Os palmeirenses tinham espaço até a intermediária, mas a bola parecia estar sempre "queimando" em seus pés — principalmente para fazer o último passe.


Já o Boca foi letal. Merentiel aproveitou vacilo de Zé Rafael e Gómez em contra-ataque e deu uma assistência na medida para Cavani. Foi o primeiro chute a gol da equipe. Se os visitantes já não tinham pressa antes, a catimba aumentou.


O nervosismo do Alviverde aflorou e a equipe caiu na pilha dos argentinos. A mentalidade "cabeça fria" dos comandados de Abel foi escanteada com a cera do Boca, que aproveitava todas as oportunidades para atrasar a reposição da bola e atiçar o time da casa.


O Palmeiras mudou no intervalo e o sangue novo desestabilizou. As entradas de Endrick e Kevin deram uma revigorada na equipe. O camisa 9 passou a criar espaços na zaga do Boca e a acelerar o jogo, enquanto o outro sofreu a falta que culminou na expulsão de Rojo.


O empate veio com um chutaço de fora da área e Rony quase virou com uma bicicleta, mas não foi o suficiente. Com o placar igualado e em vantagem numérica, o Palmeiras encurralou o Boca na reta final, só que viu a disputa por pênaltis terminar, mais uma vez, como algoz.


Do inferno verde ao pesadelo

A torcida do Palmeiras abraçou o time desde a saída da Academia de Futebol. Debaixo de chuva, palmeirenses pintaram os céus de verde para iluminar o caminho do ônibus que levava a delegação até o Allianz Parque.


A festa seguiu nas arquibancadas. Os torcedores levaram a folia das ruas para dentro do estádio, soltando a voz para empurrar o time contra o Boca Juniors. Os cantos de apoio só eram interrompidos para vaiar a cera argentina.


Foi de lá que os gritos de "time da virada" vieram logo após o gol do Boca. No entanto, o ânimo começou a dividir espaço com a ansiedade conforme o tempo ia passando e o time foi para o intervalo sob pedidos de raça.


Os torcedores acreditaram até o fim, mas terminaram frustrados com nova queda nos pênaltis. A possibilidade de a vaga na final ser decidida na marca da cal já tirava o sono de palmeirenses desde o primeiro jogo, e a confirmação do retrospecto negativo nas disputas fez o possível sonho virar pesadelo.


Gols e destaques

Primeiro perigo. Aos 14', Gabriel Menino ficou com a sobra fora da área e emendou um chute forte de primeira. Romero defendeu , mas cedeu rebote e foi atingido por Rony. O goleiro argentino ficou no chão após o choque, criando um desentendimento em campo, e o camisa 10 do Palmeiras acabou amarelado.


1x0. Aos 22', Merentiel escapou em velocidade pela esquerda, ganhou de Gómez e invadiu a área e cruzou. Cavani se atirou para desviar para o fundo da rede.


Não valeu. Aos 44', Murilo se complicou na saída de bola e épdeu para X, que tocou para X. Cavani recebeu na área e tocou na saída de Weverton para ampliar. O gol, no entanto, não valeu por impedimento na jogada.


Quase o empate. Aos 13', Endrick lançou Mayke na área, que bateu cruzado e parou em Romero. Na sequência, Zé Rafael ficou com a sobra e arriscou de fora da área, mas o goleiro argentino salvou novamente e espalmou para escanteio.


Romero salva. Aos 28', Piquerez cruzou da esquerda, Rony desviou e Romero defendeu no reflexo, mandando para escanteio.


1x1. Veiga foi para a cobrança, a bola passou pela área e foi até Mayke do outro lado. O lateral acionou Piquerez no meio, que mandou um chute cruzado de fora da área e contou com um leve desvio no meio do caminho para superar o goleiro do Boca.


Quase a bicicleta do Rony. Aos 47', O Palmeiras mandou a bola para a área e Rony virou uma bicicleta. Ele pegou em cheio na bola e mandou no contrapé de Romero, mas o argentino conseguiu salvar e depois ainda desarmou Endrick.


Ficha técnica

Palmeiras 1 x 1 Boca Juniors [1 x 1 no agregado e 2 x 4 nos pênaltis]

Competição: Volta da semifinal da Libertadores

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data e hora: 5 de outubro de 2023, às 21h30

Árbitro: Andres Matonte

Assistentes: Nicolas Taran e Martin Soppi

VAR: Leodan Gonzalez

Público: 40.398

Renda: R$ 4.974.909,22

Amarelos: Rony, Gómez, Veiga, Rojo, Fabra, Ezequiel Fernández, Endrick, Jorge Almirón, Medina, Romero

Vermelho: Rojo


Gols: Cavani, aos 23'/1ºT, Piquerez, aos 32'/2ºT


Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Kevin), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Flaco López), Raphael Veiga e Mayke (Luis Guilherme); Artur (Endrick) e Rony. Técnico: Abel Ferreira


Boca Juniors: Sergio Romero; Advíncula, Figal, Marcos Rojo e Fabra (Saracchi); Medina, G. Fernández, E. Fernández, Barco (Valentini); Merentiel e Cavani. Técnico: Jorge Almirón

COMENTÁRIOS

Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Américo Brasiliense, Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Loaded All Posts Not found any posts VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Incío PAGES POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content