--> Araraquara lança curso básico sobre o Transtorno do Espectro Autista | O Diário da Cidade

Araraquara lança curso básico sobre o Transtorno do Espectro Autista

COMPARTILHE:

Já está Disponível no site da Prefeitura, cartilha “Entendendo o Autismo”

 

A Biblioteca Municipal "Mário Andrade" sediou nesta quinta-feira (21) o Curso Básico sobre o Transtorno do Espectro Autista, voltado para pais, educadores, profissionais de saúde e interessados, com o objetivo principal de fornecer informações essenciais sobre o TEA, promovendo maior compreensão e inclusão das pessoas com esse transtorno na sociedade. A atividade marcou também o lançamento da cartilha "Entendendo o Autismo", que também visa a divulgação sobre o TEA para maior compreensão da sociedade, bem como a inclusão e acolhimento às pessoas que vivem com o transtorno em Araraquara.


Na abertura da atividade, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, que no encontro representou o prefeito Edinho, destacou que o evento se torna extremamente importante por fortalecer a informação e a inclusão em torno do tema. "É um grande avanço porque estamos fazendo um curso de formação para esclarecer, tirar dúvidas e propiciar que aqueles que desenvolvem as políticas públicas do dia a dia sejam formados, capacitados, tenham o entendimento e tenham o conhecimento. Esse é o papel da gestão: formar os nossos profissionais, e isso estamos cumprindo muito bem, ainda mais por ser um tema tão relevante como é o Transtorno do Espectro Autista", comentou.


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), afirmou que a inclusão começa com o entendimento do TEA. "Esse é um momento significativo, não apenas para todos nós que estamos aqui, mas também para a comunidade que busca compreender e incluir plenamente as pessoas com Transtorno do Espectro Autista de nossa sociedade. Esse é um tema que tem ganhado cada vez mais atenção e relevância no nosso mundo e esse curso básico é um passo importante na jornada de todos nós, pais, educadores e profissionais de saúde, que desempenham papel fundamental na vida das pessoas com TEA. É essencial que nos preparemos cada vez mais", frisou.


A secretária municipal de Administração, Juliana Lujan, colocou a cartilha como uma ferramenta fundamental de combate ao preconceito. "A cartilha é de fácil acesso, tem uma leitura muito prazerosa porque você se vê mergulhado ali e entende perfeitamente. Eu acho que mais do que nos dar essa construção, ela nos dá a vontade de aprender mais e nos ajuda a começar a trilhar esse caminho em busca desse conhecimento, que é a única coisa capaz de diminuir os preconceitos e nos fazer entrar em um universo mais justo, onde as pessoas são vistas de uma forma mais adequada, com mais compreensão e inclusão", ressaltou.


A diretora da Escola de Governo, Celina Garrido, enalteceu a qualidade do conteúdo abordado no curso. "É muito importante as pessoas se informarem e adquirir conhecimento a respeito de um tema tão sensível. Com isso, a Escola de Governo cumpre um papel fundamental de levar informação. Somente através da informação conseguimos promover a inclusão, combater o preconceito e fazer com que essas pessoas que têm o Transtorno do Espectro Autista, bem como as demais crianças, adolescentes e adultos que tenham alguma deficiência, consigam de fato fazer parte da nossa sociedade", pontuou.

 

O  Curso Básico sobre o Transtorno do Espectro Autista foi ministrado por Karina Maia, pedagoga e gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo "Aldo Pavão Júnior", que também é a autora da cartilha. "É um trabalho que foi construído com muito carinho, com muita atenção, devido à demanda de pessoas buscando informação sobre o autismo. Ela é de muita importância porque traz um conteúdo muito simples, de alto entendimento e acessível para toda a população", explicou a gestora, que fez uma apresentação sobre a construção e objetivos da cartilha.  


Também marcaram presença o vereador João Clemente (PSDB); a secretária da Educação, Clélia Mara Santos; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; e Rita Ferreira, representando a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.


A organização do curso é da Prefeitura de Araraquara, por meio da Escola de Governo, Secretaria Municipal de Saúde e Centro Municipal de Referência do Autismo "Aldo Pavão Júnior", e do Sistema Único de Saúde (SUS). A cartilha "Entendendo o Autismo" pode ser acessada pelo link bit.ly/cartilha_autismo_aqa.


Fonte Prefeitura de Araraquara

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,108,ARARAQUARA,244,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,106,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,2,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,309,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,54,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,66,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,36,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,16,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,57,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,420,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Araraquara lança curso básico sobre o Transtorno do Espectro Autista
Araraquara lança curso básico sobre o Transtorno do Espectro Autista
Já está Disponível no site da Prefeitura, cartilha “Entendendo o Autismo”
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMAF7sjZf1-flnm8vd-ihJLfHTiAXgePmJiKjFAJGAdTIeWQA7pHaQA9tqJN7uvvQOSnSfuN2xB9HFlN6RGpi7QIpujAJaxfcU2lxHSzEC9_iebs2WshwlZ3xLzezLM7fsHErZqhVGnDsx20z0rsFJcQ-oX_nLJjvGG5Lq1NnPolJrnVlkeeF1qgO8mw/s16000/Mat%C3%A9ria.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMAF7sjZf1-flnm8vd-ihJLfHTiAXgePmJiKjFAJGAdTIeWQA7pHaQA9tqJN7uvvQOSnSfuN2xB9HFlN6RGpi7QIpujAJaxfcU2lxHSzEC9_iebs2WshwlZ3xLzezLM7fsHErZqhVGnDsx20z0rsFJcQ-oX_nLJjvGG5Lq1NnPolJrnVlkeeF1qgO8mw/s72-c/Mat%C3%A9ria.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/araraquara-lanca-curso-basico-sobre-o.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/araraquara-lanca-curso-basico-sobre-o.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice