8 profissões para você que deseja trabalhar com esports

COMPARTILHE:

Muito mais do que apenas um hobby, os games movimentam bilhões de dólares ao ano e podem render boas oportunidades de carreira

 

Com um número cada vez maior de espectadores, grandes investimentos no setor e a profissionalização da área, o universo dos e-sports deixou de ser apenas um hobby para se tornar um negócio de peso. 


Para se ter uma ideia, a previsão é que o faturamento global da indústria, em 2025, seja de US$ 211,2 bilhões, segundo a Newzoo, consultoria especializada nos números do setor. E, quando olhamos para o cenário nacional, não ficamos de fora: o Brasil é o terceiro país do mundo com maior audiência em jogos eletrônicos. 


Com toda essa movimentação na área, é natural que o número de competições e de equipes profissionais no setor aumentem. Consequentemente, serão necessários mais profissionais para suprir os diferentes segmentos que sustentam o mundo dos e-sports e as oportunidades de desenvolvimento de carreira serão muitas.


Afinal, alguém precisa criar esses jogos, desenvolver softwares, cuidar da saúde mental dos gamers, promover lançamentos e organizar eventos de grande porte do setor, por exemplo.


Se você se interessa por e-sports, mas não sabe quais são as opções que o mercado pode oferecer, confira a lista abaixo com algumas possibilidades: 


1. Psicólogo de e-sports

E-sports é uma área que, por mais que tenha sua dose de diversão, é levada muito a sério pelos profissionais que os praticam - além de exigir foco, raciocínio rápido, concentração e equilíbrio emocional. Afinal, os atletas lidam com um alto nível de competitividade e autocobrança.


Nesse contexto, quem se forma em Psicologia se torna uma peça-chave nos times, cuidando da saúde mental das equipes e dos jogadores individualmente, entendendo a realidade desse setor, ajudando no preparo para os campeonatos, preparando o psicológico para encarar vitórias e derrotas, e auxiliando na exigente rotina de treinos.


2. Programação

Já se imaginou atuando como Game Developer, criando e produzindo jogos do início ao fim? Quem trabalha com Programação dentro da área de e-sports pode desenvolver jogos participando de todas as etapas, desde os primeiros esboços até os últimos testes antes do lançamento, pensando nos comandos de software e toda a lógica por trás do game. Além disso, é possível trabalhar em times, criando sites, apps e bancos de dados.   

 

3. Game Designer

Atuando diretamente com o Game Developer, quem segue nessa carreira fica responsável por tudo o que torna um jogo divertido: criar a jogabilidade, a narrativa, os desafios e contexto dos jogos. Esse profissional desenvolve as regras, as etapas, as recompensas… todos os itens necessários para o jogador avançar as fases e ganhar o jogo. Hoje em dia, já há cursos específicos para esta área, como o Design de Games.


4. Marketing

Se você gosta de Marketing, principalmente o esportivo, e quer conciliar a carreira com o universo de e-sports saiba que há muito espaço para se desenvolver. Como em qualquer indústria, o profissional da área é fundamental para definir as estratégias de lançamento e venda de jogos, gerenciar merchandising, promover novidades e distribuir conteúdos em diferentes canais do segmento.


Dentro da área, é possível atuar para empresas de games, um time específico ou mesmo para os atletas diretamente. Para isso, você pode cursar Marketing ou Publicidade e Propaganda.


5. Eventos

CCXP, Brasil Game Show, Campus Party e Game XP são apenas alguns dos exemplos de mega-eventos que movimentam o setor dos games. Seja para apresentar as novidades da área, promover lançamentos, indicar tendências ou reunir profissionais, eles acontecem no Brasil e no mundo todo, e têm reunido um público cada vez maior.


Por isso, se você se interessa pela organização de eventos e quer atuar com e-sports, pode se especializar em um curso de Relações Públicas ou um tecnólogo de Eventos, que fornecerá as ferramentas para pensar em toda a produção do setor. 


6. Jornalismo de e-sports

Com esse mercado em alta, notícias da área acabam ganhando mais relevância na mídia também. E, para noticiar sobre o tema, é importante que existam profissionais especializados que dominem o assunto. Quem faz Jornalismo pode trabalhar para veículos de informação como repórter, fazendo reportagens sobre as competições, os times, os gamers e a indústria como um todo. 


Além disso, jornalistas também podem explorar outras vertentes da área e atuar como narradores ou comentaristas, por exemplo. 


7. Tradução

Se você gosta de aprender novas línguas, entrar em contato com diferentes culturas e se comunicar, essa pode ser uma boa forma de ingressar no mundo dos e-sports. O mercado de games tem um alcance internacional e jogadores do mundo inteiro podem participar das competições ou até serem contratados por países diferentes. Esse é um mercado altamente internacionalizado. Nesse contexto, os times precisam de tradutores para ajudar na comunicação.


Para se aprofundar em um idioma específico, é possível fazer um curso de línguas ou Letras com determinada especialização. 


8. Recursos Humanos

Como em qualquer negócio, é importante envolver profissionais de recursos humanos em times e empresas de e-sports. Eles serão responsáveis por recrutar novos talentos ou conversar sobre desligamentos. 


Para ingressar nessa carreira, existem diversos caminhos, como cursar Administração, Psicologia ou Gestão de Recursos Humanos. 

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,115,ARARAQUARA,248,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,110,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,51,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,3,COTIDIANO,24,CULTURA E LAZER,21,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,312,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,55,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,69,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,37,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,4,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,19,NOTÍCIAS,27,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,58,PREVISÃO DO TEMPO,1,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,429,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: 8 profissões para você que deseja trabalhar com esports
8 profissões para você que deseja trabalhar com esports
Muito mais do que apenas um hobby, os games movimentam bilhões de dólares ao ano e podem render boas oportunidades de carreira
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVr1dwI__OaLAf4LvGAAeJTckbDTcSVQ_4bGl4xbem23h9bw-m0qFuFbDloNNReQ5BET-2l0BbBJwiieeCNy8gapDrAclqd3--ZY14s1kXKq8_MwYr6MBIqTuzVY0NtsjXyFtKAacmeLZdMxbAKS1zx_rpjmNBSKZr6WXBp8WENI8MFID9VdI84gnZLQ/s16000/esports.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVr1dwI__OaLAf4LvGAAeJTckbDTcSVQ_4bGl4xbem23h9bw-m0qFuFbDloNNReQ5BET-2l0BbBJwiieeCNy8gapDrAclqd3--ZY14s1kXKq8_MwYr6MBIqTuzVY0NtsjXyFtKAacmeLZdMxbAKS1zx_rpjmNBSKZr6WXBp8WENI8MFID9VdI84gnZLQ/s72-c/esports.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/8-profissoes-para-voce-que-deseja.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/8-profissoes-para-voce-que-deseja.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content