--> Nova tecnologia ajuda a revelar o funcionamento interno do genoma humano | O Diário da Cidade

Nova tecnologia ajuda a revelar o funcionamento interno do genoma humano

COMPARTILHE:

O genoma é o conjunto completo de instruções genéticas, DNA ou RNA

 

Os pesquisadores da Weill Cornell Medicine e do New York Genome Center, em colaboração com a Oxford Nanopore Technologies, desenvolveram um novo método para avaliar em larga escala a estrutura tridimensional do genoma humano, ou como o genoma se dobra. O genoma é o conjunto completo de instruções genéticas, DNA ou RNA, que permitem que um organismo funcione.


Usando esse método, os pesquisadores demonstraram que a função celular, incluindo a expressão gênica, pode ser afetada por grupos de elementos reguladores que interagem simultaneamente no genoma, em vez de pares desses componentes. Suas descobertas, publicadas em 30 de maio na Nature Biotechnology, podem ajudar a esclarecer a relação entre a estrutura do genoma e a identidade celular.


“Conhecer a estrutura tridimensional do genoma ajudará os pesquisadores a entender melhor como o genoma funciona e, particularmente, como ele codifica diferentes identidades celulares”, 

disse o autor sênior Dr. Marcin Imieliński, professor associado de patologia e medicina laboratorial e genômica computacional em biomedicina computacional na Weill Cornell Medicine e membro central do New York Genome Center. 

“As maneiras que tivemos de estudar a estrutura do genoma nos deram insights surpreendentes, mas também houve limitações importantes”, disse ele.


Por exemplo, a tecnologia anterior para avaliar a estrutura tridimensional do genoma permitiu aos pesquisadores estudar com que frequência dois loci, ou locais físicos no genoma, interagem entre si. Tradicionalmente, foram observados pares de loci chamados intensificadores e promotores – componentes do genoma que interagem entre si para influenciar a expressão gênica.


As informações sobre esses pares oferecem uma visão incompleta da estrutura e função do genoma. Por exemplo, vincular um padrão de dobramento à forma como o genoma codifica uma identidade celular específica – como um fígado, pulmão ou célula epitelial – tem sido difícil, disse Imieliński, que também é membro do Instituto Englander de Medicina de Precisão e do Sandra e Edward Meyer Cancer Center na Weill Cornell Medicine. Os cientistas teorizaram que esse dobramento influencia a expressão gênica. 

“Mas como os tipos de células são codificados, particularmente na estrutura do DNA, tem sido um mistério”, disse ele.


Imieliński e sua equipe de pesquisa, incluindo o primeiro autor Aditya Deshpande, um recém-formado do Tri-Institutional Ph.D. Programa em Biologia Computacional e Medicina trabalhando no laboratório de Imieliński, desenvolveu um novo ensaio genômico e algoritmo que lhes permite estudar grupos de loci, não apenas pares.


Eles adaptaram uma tecnologia tradicional, Hi-C (captura de conformação de cromatina), que avalia uma mistura de DNA e proteína para analisar a estrutura tridimensional do genoma, ao sequenciamento de nanoporos ou sequenciamento de alto rendimento de longas e contínuas cadeias de moléculas de DNA. O ensaio resultante, que os pesquisadores chamaram de Pore-C, permitiu observar dezenas de milhões de agrupamentos de locus tridimensionais.


Eles também desenvolveram métodos estatísticos para determinar quais agrupamentos de locus eram importantes, com base em se eles interagiam cooperativamente para afetar a expressão gênica. “Muitas interações tridimensionais do genoma não são importantes”, disse Imieliński. “Nossos métodos analíticos nos ajudam a priorizar as interações de grupo que provavelmente importam para a função do genoma”. Como uma descoberta chave do estudo, os pesquisadores descobriram que os agrupamentos cooperativos mais significativos de elementos de DNA ocorreram em torno de genes associados à identidade celular.


Experimentos futuros explorarão quais agrupamentos específicos de componentes genômicos são essenciais para vários aspectos da identidade celular. A nova tecnologia também pode ajudar os pesquisadores a entender como as células-tronco, as células mestras imaturas do corpo, se diferenciam em diferentes tipos de células.


Além disso, os pesquisadores podem entender melhor as anormalidades nas células cancerígenas. “No futuro, essa tecnologia pode ser realmente útil para entender como os genomas das células cancerígenas são rearranjados e como esses rearranjos impulsionam as identidades celulares alteradas que permitem que os cânceres cresçam e se espalhem”, disse Imieliński.


Heather Lindsey é redatora freelancer da Weill Cornell Medicine.

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,108,ARARAQUARA,244,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,106,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,2,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,309,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,54,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,66,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,36,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,16,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,57,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,420,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Nova tecnologia ajuda a revelar o funcionamento interno do genoma humano
Nova tecnologia ajuda a revelar o funcionamento interno do genoma humano
O genoma é o conjunto completo de instruções genéticas, DNA ou RNA
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7U0-L8c33RI1HTTOyzbWk31-IeJXll3-1fabSi5AgQjmMYQi19iEtWxRLVS5acOjR-3DKi3hiSQTlgTKZBfMJ1fAN_VUZ-BBllKWI-6Vad41ejFcx0cVW3vmQAFfm3DJfZg0hQctZi8Xnnv2gKMCzUrZ5gnD5ccmds-pa6rjt_c8yVkZuznYP5nA/s16000/A2.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7U0-L8c33RI1HTTOyzbWk31-IeJXll3-1fabSi5AgQjmMYQi19iEtWxRLVS5acOjR-3DKi3hiSQTlgTKZBfMJ1fAN_VUZ-BBllKWI-6Vad41ejFcx0cVW3vmQAFfm3DJfZg0hQctZi8Xnnv2gKMCzUrZ5gnD5ccmds-pa6rjt_c8yVkZuznYP5nA/s72-c/A2.jpg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2022/06/nova-tecnologia-ajuda-revelar-o.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2022/06/nova-tecnologia-ajuda-revelar-o.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice