O alerta âmbar eleva o risco de erupção nos próximos dias
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, Sernageomin, elevou neste domingo o nível de alerta para o vulcão Villarrica de amarelo para âmbar, citando um aumento gradual na atividade vulcânica.
Um dos vulcões mais ativos da América do Sul, Villarrica tem uma cratera aberta de 200 metros de largura e entrou em erupção pela última vez em 2015, provocando uma evacuação em massa, mas sem feridos.
Um alerta âmbar significa que há uma maior probabilidade de ocorrer uma erupção nos próximos dias ou semanas.
Sobre o Vulcão Villarrica
Villarrica é um dos vulcões mais ativos do Chile, elevando - se acima do lago e da cidade do Chile. mesmo nome, 750 km (470 milhas) ao sul de Santiago. Também é conhecido como Rucapillán, palavra mapuche que significa "grande espírito"ou "casa do demônio". É o mais ocidental dos três grandes estratovulcões que se dirigem de noroeste a sudeste obliquamente perpendicular à cadeia andina ao longo da zona de falha Mocha-Villarrica, e junto com Quetrupillán e a porção chilena de Lanín, estão protegidos dentro do Parque Nacional Villarrica. As subidas guiadas são populares durante os meses de verão.
Villarrica, com sua lava de composição basáltico - andesítica, é um dos poucos conhecidos mundialmente por ter um lago de lava ativo (mas neste caso intermitente) dentro de sua cratera. O vulcão geralmente gera erupções estrombolianas com ejeção de piroclastos incandescentes e fluxos de lava. As chuvas, a neve derretida e o gelo das geleiras podem causar enormes lahars (fluxos de lama e detritos), como durante as erupções de 1964 e 1971.
Villarrica é um dos 9 vulcões atualmente monitorados pelo Deep Earth Carbon Degassing Project. O projeto está a recolher dados sobre as taxas de emissão de dióxido de carbono e dióxido de enxofre de vulcões subaéreos .
Fonte: Reuters, wikipedia
COMENTÁRIOS