--> SBT vai processar Rachel Sheherazade após fala polêmica em A Fazenda | O Diário da Cidade

SBT vai processar Rachel Sheherazade após fala polêmica em A Fazenda

COMPARTILHE:

Ela deveria ser mais grata a uma pessoa que mudou sua vida

 

Rachel Sheherazade deu indício no confinamento de A Fazenda que foi repreendida no SBT após se posicionar sobre o conflito árabe-israelense no SBT Brasil, quando ainda comandava o telejornal. A revelação pode render um processo da emissora contra a jornalista. O Jornal apurou que o canal avalia levar o caso à Justiça e fazer a participante do reality da Record provar que a situação aconteceu. Nos bastidores, cresce o sentimento de revolta contra Sheherazade por acreditar que a ex-contratada age com ingratidão com Silvio Santos.


Na última quinta-feira (21), numa conversa com o ex-nadador olímpico Henrique Martins, Rachel Sheherazade disse, sem citar nominalmente o dono do SBT, que sofreu censura após um comentário polêmico contra judeus.


“Se você se compromete a qualquer coisa, o contratante fala: ‘fala isso e defende isso’. E você vai lá e defende. Eu fiz um comentário sobre a questão israelense-palestina, o conflito árabe-israelense. E eu levei um ‘chama’ (advertida) porque o dono da emissora era judeu. E eu dei uma visão meio pró-Palestina. Não era pró-Palestina, mas, naquele momento, era uma situação em que os palestinos estavam sendo as vítimas do conflito e eu levei a minha opinião”, falou a jornalista.


E continuou: 

“Foi chamada a minha atenção porque o dono da emissora era judeu e eu não poderia dar aquela opinião, mas eu dei. Eu me coloquei na berlinda. Eu me colocava o tempo todo na berlinda. Quem é corajoso demais é o primeiro a perder o pescoço”.


Após a declaração, o SBT já estuda acionar a Justiça para que Rachel Sheherazade prove que foi advertida após se posicionar contra judeus, religião de Silvio Santos e dono do canal. Procurada pela reportagem, a assessoria do SBT negou as afirmações ditas por Rachel Sheherazade.


Em conversa com diversas pessoas no canal da Anhanguera e o clima é de decepção com a antiga âncora do SBT Brasil. Avaliam que ela está sendo ingrata e cospe no prato que comeu. Não entendem o fato de ela expor Silvio Santos na Record por algo que não precisava e que não é real. Destacam o fato de que Sheherazade foi descoberta pelo dono do Baú, em 2011, quando ainda apresentava telejornal na TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba.


Na época, ela fez críticas ao Carnaval da região e o vídeo viralizou nas redes sociais. Ao assistir ao comentário, Silvio Santos gostou dela e resolveu contratá-la e dar uma oportunidade de trabalhar na cabeça de rede e ter projeção nacional.


Além disso, Silvio Santos deu um polpudo aumento de salário à sua revelação, dentre outras regalias. Rachel Sheherazade apresentou o SBT Brasil entre 2011 e 2020. Durante este período, ganhou fama e prestígio, em consequência, teve outros reajustes salariais e chegou a ser a jornalista mais bem paga da emissora.


“O que seria de Sheherazade se não fosse o SBT e Silvio Santos? Ela deveria ser mais grata a uma pessoa que mudou sua vida, classe social e profissional. É muito triste e decepcionante tudo isso. Não tinha como apoiar uma jornalista que defendeu justiceiros na TV”, disse uma fonte que pediu anonimato à reportagem.


A saída de Rachel Sheherazade

Em 2014, a relação do SBT com Rachel Sheherazade começou a desandar, quando a âncora causou polêmica ao defender um grupo de “justiceiros” que espancou e prendeu nu a um poste um adolescente suspeito de assalto no Rio de Janeiro. 

“Num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”, disse. “O Estado é omisso, a polícia desmoralizada, a Justiça é falha… O que resta ao cidadão de bem, que ainda por cima foi desarmado? Se defender, é claro.”


E ainda completou: 

“O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limites”, defendeu Sheherazade.


A jornalista foi criticada por sindicatos, políticos e organizações de direitos humanos, que a acusaram de apologia ao crime e à violência. O SBT chegou a suspender seus comentários ao vivo por um tempo, mas depois liberou com restrições. Em 2016, alguns dos “justiceiros” foram presos por diversos crimes, inclusive estupro e tentativa de homicídio.


Nos últimos anos à frente do SBT Brasil, Rachel Sheherazade já não podia fazer nenhum comentário e só apresentava. O NaTelinha apurou que a direção da emissora não tinha confiança em deixá-la livre para fazer comentários e ela usar essa liberdade com bom senso e sem desobedecer à linha editorial da emissora.  Em 2021, a jornalista processou o SBT na Justiça do Trabalho e também por misoginia por falas de Silvio Santos no Troféu Imprensa de 2017.


SBT popularizou o âncora na TV do Brasil

O SBT foi o canal que popularizou a análise da notícia na TV brasileira. Em 1988, Silvio Santos contratou Boris Casoy para comandar o TJ Brasil (1988 - 1997) e trouxe a figura do âncora aos telejornais, um modelo já usado nos EUA. Antes, os apresentadores eram locutores de notícia como Cid Moreira e Sérgio Chapelin no Jornal Nacional. Na emissora, Boris ganhou fama ao dar uma banana para políticos durante suas análises.


Depois de Casoy, em 1991, o SBT contratou Lillian Witte Fibe como âncora do Jornal do SBT e ela também fazia comentários. Com o sucesso do formato, no ano de 1993, a Globo levou a jornalista para o Jornal da Globo, e depois, em 1996, Lilian passou a dividir a bancada do Jornal Nacional ao lado de William Bonner.


COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,109,ARARAQUARA,245,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,106,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,2,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,309,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,54,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,66,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,36,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,16,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,57,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,422,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: SBT vai processar Rachel Sheherazade após fala polêmica em A Fazenda
SBT vai processar Rachel Sheherazade após fala polêmica em A Fazenda
Ela deveria ser mais grata a uma pessoa que mudou sua vida
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo9b-6f4R76VPi2tfnXwdCnMuStnsJJBeUEVX66fQRBEBzDmR9Z4gb2FIplhKrC2qzW0Irmag-K2ue_9ZAXAkJvSsi5ARAFOYnvk5viPbxm-haDVy_IJxIhTDPQzBdiemQBp4tqNUsjm8dqNOA9ZrmYDVv_WOkZO4Q1WM0c68lzynKWZpkcjjVLzEl-g/s16000/sbt-avalia-processar-rachel-sherazade-apos-revelacao-polemica-na-fazenda_940.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo9b-6f4R76VPi2tfnXwdCnMuStnsJJBeUEVX66fQRBEBzDmR9Z4gb2FIplhKrC2qzW0Irmag-K2ue_9ZAXAkJvSsi5ARAFOYnvk5viPbxm-haDVy_IJxIhTDPQzBdiemQBp4tqNUsjm8dqNOA9ZrmYDVv_WOkZO4Q1WM0c68lzynKWZpkcjjVLzEl-g/s72-c/sbt-avalia-processar-rachel-sherazade-apos-revelacao-polemica-na-fazenda_940.jpeg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/sbt-vai-processar-rachel-sheherazade.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/sbt-vai-processar-rachel-sheherazade.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice