--> Pela primeira vez, RNA é recuperado do extinto Tigre da Tasmânia | O Diário da Cidade

Pela primeira vez, RNA é recuperado do extinto Tigre da Tasmânia

COMPARTILHE:

Sequenciar e analisar RNA antigo poderia impulsionar os cientistas para recriar espécies extintas.

 

O tigre da Tasmânia, um marsupial carnívoro listrado do tamanho de um cachorro, também chamado de tilacino, já vagou pelo continente australiano e ilhas adjacentes, um predador de ponta que caçava cangurus e outras presas. Por causa dos humanos, a espécie está extinta.

Mas isso não significa que os cientistas pararam de aprender sobre isso. Numa inovação científica, investigadores anunciaram na terça-feira que recuperaram ARN – material genético presente em todas as células vivas que tem semelhanças estruturais com o ADN – da pele e músculo dessecados de um tigre da Tasmânia, armazenado desde 1891 num museu em Estocolmo.




Nos últimos anos, os cientistas extraíram DNA de animais e plantas antigos, alguns deles com mais de 2 milhões de anos . Mas este estudo marcou a primeira vez que o ARN – muito menos estável que o ADN – foi recuperado de uma espécie extinta.

Embora não seja o foco desta pesquisa, a capacidade de extrair, sequenciar e analisar RNA antigo poderia impulsionar os esforços de outros cientistas para recriar espécies extintas. A recuperação de RNA de vírus antigos também poderia ajudar a decifrar a causa de pandemias anteriores.

DNA (ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico) – primos biomoleculares – são moléculas fundamentais na biologia celular.

O DNA é uma molécula de fita dupla que contém o código genético de um organismo, carregando os genes que dão origem a todos os seres vivos. O RNA é uma molécula de fita simples que carrega a informação genética que recebe do DNA, colocando essa informação em prática. O RNA sintetiza a panóplia de proteínas que um organismo necessita para viver e trabalha para regular o metabolismo celular.

“O sequenciamento de RNA dá uma ideia da verdadeira biologia e regulação do metabolismo que acontecia nas células e tecidos dos tigres da Tasmânia antes de serem extintos”, disse o geneticista e bioinformático Emilio Mármol Sánchez, do Centro de Paleogenética e SciLifeLab na Suécia, líder autor do estudo publicado na revista Genome Research .

“Se quisermos compreender as espécies extintas, precisamos de compreender que complementos genéticos elas possuem e também o que os genes estavam a fazer e quais estavam activos”, disse o geneticista e co-autor do estudo Marc Friedländer, da Universidade de Estocolmo e do SciLifeLab.

Havia dúvidas sobre quanto tempo o RNA poderia sobreviver no tipo de condições – temperatura ambiente em um armário – em que esses restos mortais foram armazenados. Os restos mortais no Museu Sueco de História Natural estavam em estado de semimumificação, com pele, músculos e ossos preservados, mas órgãos internos perdidos.

"A maioria dos pesquisadores pensava que o RNA sobreviveria apenas por um período muito curto - como dias ou semanas - à temperatura ambiente. Isso provavelmente é verdade quando as amostras estão molhadas ou úmidas, mas aparentemente não é o caso quando estão secas", disse o geneticista evolucionista. Love Dalén, do Centro de Paleogenética.

O tigre da Tasmânia parecia um lobo, exceto pelas listras de tigre em suas costas. A chegada de pessoas à Austrália há cerca de 50.000 anos provocou perdas massivas de população. A chegada dos colonizadores europeus no século XVIII significou a ruína para as populações restantes concentradas na ilha da Tasmânia, com uma recompensa posteriormente colocada sobre elas depois de terem sido declaradas um perigo para o gado. O último tigre da Tasmânia conhecido sucumbiu em um zoológico da Tasmânia em 1936.

"A história do desaparecimento do tilacino é, em certo sentido, um dos eventos de extinção provocados pelo homem mais bem documentados e comprovados. Infelizmente, os tigres da Tasmânia foram declarados protegidos apenas dois meses antes do último indivíduo conhecido morrer em cativeiro, tarde demais para salvando-os da extinção", disse Mármol.

Foram lançadas iniciativas privadas de “desextinção” com o objetivo de ressuscitar certas espécies extintas, como o tigre da Tasmânia, o dodô ou o mamute peludo .

"Embora continuemos céticos sobre a possibilidade de realmente recriar uma espécie extinta usando a edição genética em parentes vivos de animais existentes - e a escala de tempo para chegar a um ponto final possa ser subestimada - defendemos mais pesquisas sobre a biologia desses animais extintos. animais", disse Mármol.

COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,108,ARARAQUARA,244,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,106,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,2,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,309,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,54,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,66,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,36,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,16,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,57,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,420,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: Pela primeira vez, RNA é recuperado do extinto Tigre da Tasmânia
Pela primeira vez, RNA é recuperado do extinto Tigre da Tasmânia
Sequenciar e analisar RNA antigo poderia impulsionar os cientistas para recriar espécies extintas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh37ofW57VMBwrh9JFtb5eI6fM0DIsl6ISrTIe3R5nYtweMTZM-eqnjIlXK1uOVoMBp7dhKdnIfC1OAq1xJJBAh5B683NPqTgvipllj5CqhsRHKDKNh3V36JprCi1qjuylC4eyKc5Smusniii1QCSvOktUAKho_eL74gS7ptVOvXdXwXFkQurU8HbARaA/s16000/tasmania_1.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh37ofW57VMBwrh9JFtb5eI6fM0DIsl6ISrTIe3R5nYtweMTZM-eqnjIlXK1uOVoMBp7dhKdnIfC1OAq1xJJBAh5B683NPqTgvipllj5CqhsRHKDKNh3V36JprCi1qjuylC4eyKc5Smusniii1QCSvOktUAKho_eL74gS7ptVOvXdXwXFkQurU8HbARaA/s72-c/tasmania_1.jpeg
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/pela-primeira-vez-rna-e-recuperado-do.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/09/pela-primeira-vez-rna-e-recuperado-do.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice