Governo Propõe Alterações na Lei de Falências para Agilizar Processo e Fortalecer Credores

COMPARTILHE:

As Mudanças na Lei, Fortalece Credores em Casos de Falência Empresarial

 

Nesta quarta-feira (10), o governo federal enviou, em regime de urgência, um projeto de lei que busca modificar a Lei de Falências, visando acelerar o processo e conferir maior poder aos credores, conforme anunciado pelo Ministério da Fazenda.


O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, destacou a necessidade da reforma, indicando que a atual falta de influência dos credores no destino da massa falida e a escassa transparência prejudicam não apenas os credores e empresários, mas também a eficiência e produtividade da economia brasileira.


Principais Pontos do Projeto de Lei:


Acordo entre Credores para Designação de Gestor:

  • Propõe que os próprios credores cheguem a um acordo para definir o gestor responsável pela administração dos bens da empresa falida, substituindo a designação pela Justiça.


Plano de Falência:

  • Introduz o conceito de "plano de falência", a ser elaborado pelo gestor e submetido aos credores, contendo o planejamento de venda dos bens.


Dispensa da Aprovação Judicial para Venda de Ativos:

  • Dispensa a aprovação judicial para a venda dos ativos, assim como para os pagamentos de passivos após a aprovação do plano pelos credores e aval do juiz, visando agilizar o processo.


Dispensa de Avaliação de Bens:

  • Propõe a dispensa da avaliação de bens, permitindo que estes sejam direcionados diretamente a leilão, eliminando o processo que atualmente dura, em média, cinco anos.


Pagamento Prioritário:

  • Sugere permitir o pagamento em situações onde não há dúvidas sobre prioridade, como no caso de trabalhadores, evitando disputas que possam impedir o pagamento a todos os credores.


Regras para Plano de Pagamentos sem Acordo Universal:

  • Propõe regras para a aprovação de um plano de pagamentos mesmo sem o acordo entre todas as classes de credores, utilizando critérios que evitem disputas entre eles.


Expectativas e Objetivos:

O secretário Marcos Pinto afirmou que as mudanças propostas têm o intuito de modernizar o processo de falência, eliminando gargalos e reduzindo os prazos pela metade. Atualmente, o processo de falência leva cerca de 11 anos, e espera-se que as alterações aumentem os níveis de recuperação e reduzam o custo do crédito.


Tags:

#LeiFalências #ReformaEconômica #GovernoFederal #Credores #ProcessoFalência #EconomiaBr

COMENTÁRIOS

Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Américo Brasiliense, Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Loaded All Posts Not found any posts VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Incío PAGES POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content