Iniciativa se soma a microchipagem, outro instrumento utilizado para identificar os cães e gatos da cidade.
Em Araraquara (SP), animal doméstico também tem RG. A iniciativa, juntamente com a microchipagem, tem o objetivo de diminuir o abandono animal por meio da sua identificação.
A cédula RG Pet é visualmente semelhante a existente para as pessoas. Além de nome, foto e data de nascimento do animal, traz outras informações como raça, endereço, nome do(a) tutor(a) e número do chip que está implantado no animal.
As campanhas de microchipagem e emissão do RG Pet são feitas periodicamente pela Prefeitura de Araraquara.
Segurança
O João, cachorrinho adotado há dois anos pela fisioterapeuta Marcella Paolillo, está microchipado e com o documento “nas patas”.
“Coloquei o chip como uma medida de prevenção. Se um dia ele vier a fugir de casa, eu espero que ele volte o mais rápido possível e, com o chip, quem encontrar vai ter acesso a todos os meus dados”, disse.
gerente do Programa Bem Estar Animal de Araraquara, Luciana Felippo Garcia, diz que as medidas ajudam a aliviar o sofrimento do animal que está perdido na rua e o desespero do tutor.
“Ali [no microchip] tem todos os dados. Por isso, é muito bacana e importante estar sempre atualizado o endereço e o telefone”, lembrou Luciana.
COMENTÁRIOS