Empresa cancela voos e reduz tamanho de aeronave para atender demanda menor
A Azul Linhas Aéreas, que recentemente retomou suas operações no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão em Araraquara (SP), está realizando mudanças significativas devido à baixa ocupação de assentos em seus voos para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Apenas quatro dias após o início dos serviços, a companhia já cancelou vários voos e anunciou a troca da aeronave ATR 72-600, com capacidade para 72 passageiros, por um modelo menor, o Cessna Grand Caravan, com apenas 9 assentos.
Segundo a empresa, a troca de aeronave e a redução na frequência de voos foram ajustes necessários para alinhar a oferta com a demanda da região. A Azul ressaltou que as operações estão sendo readequadas para garantir uma performance mais competitiva e eficiente.
Cancelamentos e novas programações
Inicialmente, a Azul oferecia oito voos diários de Araraquara para Campinas, com uma oferta de 560 assentos por dia. No entanto, com a baixa procura, 10 voos foram cancelados apenas nos primeiros dias de operação. Entre quinta-feira (17) e sábado (19), o único voo disponível partindo de Araraquara será às 15h30. Aos domingos, a companhia manterá dois voos: um às 15h30 e outro às 19h20.
No sentido oposto, saindo de Campinas para Araraquara, no sábado haverá um voo às 14h05, e no domingo, três voos estão programados: às 14h05, 17h55 e 22h30.
Direitos dos passageiros em caso de cancelamentos
De acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), quando há cancelamento de voos, a empresa aérea tem a obrigação de comunicar os passageiros com antecedência e oferecer alternativas, como reacomodação em outro voo, reembolso integral ou a execução do serviço por outra modalidade de transporte. Além disso, os passageiros têm direito a assistência material, como alimentação e hospedagem, dependendo do tempo de espera.
Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes - Foto (azul) |
Nota da Azul:
"A Azul informa que, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, as operações no aeroporto de Araraquara (SP) serão readequadas, devido à baixa ocupação. Os voos terão sua frequência diminuída e passarão a ser operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes. A companhia destaca que as mudanças fazem parte do planejamento operacional e, como empresa competitiva, está se adaptando ao mercado. Os Clientes afetados receberão toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)."
COMENTÁRIOS