Natural de Leme, ela começou sua jornada no esporte aos 9 anos e aos 16 se destacou no triathlon
A ultramaratonista Camila Matte — Foto: Edição/Reprodução/Facebook |
Na tarde desta terça-feira, 16 de janeiro, um desfecho trágico abalou a comunidade esportiva brasileira. O corpo parcialmente queimado da ultramaratonista e personal trainer Camila Matte, de 44 anos, foi encontrado em um canavial na zona rural de Leme, município do interior de São Paulo. Camila estava desaparecida desde a manhã do último domingo, 14 de janeiro, quando teria dito ao marido que estava a caminho da casa dos pais, em São Carlos.
A Polícia Civil, que investiga o caso sob sigilo, ainda não divulgou informações sobre as causas da morte, mas confirmou que o corpo estava em avançado estado de decomposição. Ao lado do cadáver foram encontrados dois frascos de álcool, um aparelho celular e a chave do veículo de Camila.
O marido da ultramaratonista, Peterson César Malachias, de 48 anos, relatou à imprensa que teve uma discussão com Camila na manhã de domingo, momento em que ela teria afirmado que ia para São Carlos. A Polícia Militar foi acionada quando os pais da atleta não conseguiram mais contato com ela.
As buscas mobilizaram a comunidade esportiva local, com sobrevoos na região e a participação de motociclistas e grupos de ciclistas. O marido, também treinador de Camila, não foi localizado para comentar sobre o trágico desfecho.
A ultramaratonista Camila Matte — Foto: Reprodução/Facebook |
Camila Matte era uma figura reconhecida no cenário esportivo brasileiro. Natural de Leme, ela começou sua jornada no esporte aos 9 anos e aos 16 se destacou no triathlon, sendo convocada para representar o Brasil em competições internacionais por sete vezes. Com uma paixão por desafios, em 2011 descobriu sua aptidão para corridas de longa distância, participando de algumas das maiores ultramaratonas do mundo.
A atleta, que se formou em Educação Física e era especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estava em tratamento psicológico, conforme revelou seu marido. Atualmente, ela se preparava para disputar a Ultra Trail du Mont-Blanc (UMTB), programada para ocorrer em Chamonix, na França, em agosto de 2024.
A notícia da morte de Camila Matte abalou a comunidade esportiva e deixou fãs e colegas de profissão consternados. O Brasil perde não apenas uma atleta de renome, mas uma inspiração para muitos que viam em sua determinação e conquistas um exemplo de superação. A investigação policial continua, e a causa da morte aguarda esclarecimentos.
COMENTÁRIOS