--> A Câmara aprova um projeto que aumenta a pena por roubo e furto. | O Diário da Cidade

A Câmara aprova um projeto que aumenta a pena por roubo e furto.

COMPARTILHE:

O Senado deve votar na proposta.

 

O projeto substituto que endurece as penas dos crimes previstos no Código Penal brasileiro foi aprovado nesta terça-feira (31) pela Câmara dos Deputados. O Senado Federal deve avaliar a proposta.


O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), propôs alterações à pena para os seguintes delitos:



A proposta aumenta a pena mínima de sete anos para quem comete roubo com lesão corporal grave para 16 anos. Além disso, aumenta o tempo mínimo de prisão por latrocínio, ou roubo seguido de morte, em quatro anos, de 20 para 24.

Além disso, o relator afirmou que a Câmara equiparou as penas dos delitos de latrocínio e lesão corporal grave aos delitos de extorsão mediante sequestro qualificado.

Gaspar comentou: 
"A gravidade e a lesividade de ambos os crimes nessas circunstâncias assemelham-se".

A pena mínima por furto simples pode ser aumentada de um para dois anos e a pena máxima de quatro para seis anos.

O texto propõe ainda adicionar novos tipos de crimes ao Código Penal, são eles:
  • Furto qualificado envolve a subtração de equipamento ou instalação que possa prejudicar o funcionamento de serviços de utilidade pública, como transporte público, telecomunicações, água, saúde e dispositivos eletrônicos ou informáticos; 
  • furto qualificado envolve a subtração de animais domésticos; 
  • furto qualificado envolve a subtração de dispositivos eletrônicos ou informáticos;
  • roubo por meio da subtração de instalações ou equipamento que possa impedir o funcionamento de serviços de utilidade pública, como transporte público, energia elétrica, telecomunicações, abastecimento de água, saúde e outros;
  • roubo de dispositivos eletrônicos ou informáticos;
  • receptação adequada de equipamento ou instalação que possa prejudicar o funcionamento de serviços de utilidade pública, como transporte público, energia elétrica, telecomunicações, abastecimento de água, saúde e outros;
  • a recepção de animais para adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, vender ou ter em depósito para comercialização;
  • fraude bancária quando alguém concede uma conta bancária, seja gratuita ou cara, para que os recursos sejam transferidos para financiar atividades criminosas.
  • a recepção de animais para adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, vender ou ter em depósito para comercialização;
  • fraude bancária quando alguém concede uma conta bancária, seja gratuita ou cara, para que os recursos sejam transferidos para financiar atividades criminosas.
A recepção de animais domésticos será reconhecida como um crime e poderá resultar em reclusão de três an oito anos e multa aos infratores, entre as mudanças propostas pelo relator.

Esse tipo de comportamento tem aumentado em frequência, causando grandes danos à população. O relator argumentou que esses crimes afetam diretamente a segurança e o bem-estar dos cidadãos, além de causar danos materiais.

Além disso, os furtos, roubos e recepção de cabos e equipamentos que possam impedir o funcionamento de serviços essenciais, como transporte público, energia elétrica, abastecimento de água, saúde e telecomunicações, foram considerados crimes.

Emendas aprovadas

Além disso, o relator aprovou duas emendas ao projeto que definem o estelionato via fraude bancária como um crime e endurecem o crime de interrupção ou perturbação de serviços telefônicos, telegráficos, informáticos, telemáticos ou de informações de utilidade pública.

Kim Kataguiri (União-SP), o autor original do projeto, fez a proposta inicial.

Além disso, classifica a fraude eletrônica por meio de "duplicação de dispositivo eletrônico ou aplicação de internet" como um crime que pode resultar em prisão e multa de quatro an oito anos.

A proposta de emenda do deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG) prevê uma pena de dois a quatro anos para os crimes de interrupção ou perturbação do serviço telefônico, telegráfico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública.

Tramitação 

Em três momentos diferentes, a base do governo tentou adiar a discussão e retirar o projeto da pauta. Mas acabou perdendo em ambas as votações.

Na primeira votação, para retirada de pauta, o governo foi derrotado por 234 votos. Ao adiar a discussão para a segunda parte, a votação contrária foi maior, com 246 votos. O governo perdeu sua última tentativa de adiamento por 253 votos.

O governo justifica que a reforma do Código Penal visa apenas aumentar a quantidade de presos no Brasil, que atingiu 832.295 em 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Mais de 100.000 foram presos por furtos e crimes não violentos. O deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ) questionou: "Onde está essa impunidade?"

A prisão de pessoas não resultará se a epidemia for verdadeira. Estamos afirmando que a solução que é apresentada como uma solução para resolver o problema não resolve o problema de "aumentar penas, desestimular crimes". É uma ilusão.

 

Crimes cometidos contra a democracia

Em julho, o governo federal anunciou dois projetos de lei com o objetivo de intensificar a luta contra os crimes contra a democracia, apesar de sua oposição à proposta de aumentar as penas de roubo e furto.

As duas propostas conhecidas como "Pacote da Democracia" prevêem um aumento nas penas e an aplicação de multas aos suspeitos de cometer tais infrações. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou os documentos.


COMENTÁRIOS

 📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e Região


Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Nome

A FAZENDA,14,A FAZENDA 15,15,AGUAÍ,2,AMERICANA,1,AMÉRICO BRASILIENSE,109,ARARAQUARA,245,ARARAS,7,ARTES MARCIAIS,1,BARRETOS,3,BBB,4,BBB 24,3,BEBEDOURO,1,BOA ESPERANÇA DO SUL,6,BORBOREMA,2,BRASIL/MUNDO,106,BRODOWSKI,2,BROTAS,4,BUENO DE ANDRADA,1,CACONDE,1,CAMPINAS E REGIÃO,1,CASA BRANCA,1,CIÊNCIA,10,CONCHAL,1,CONCURSOS & EMPREGOS,50,CONTEÚDO ESPECIAL,1,CORRIDA,2,COTIDIANO,23,CULTURA E LAZER,20,CURIOSIDADES,11,CURSOS,8,DC CAST,1,dC Edu,1,DESAPARECIDO,5,DESCALVADO,5,DESTAQUES,309,DOBRADA,1,EBOOK,1,ECONOMIA,28,EDUCAÇÃO,13,ELEIÇÃO 2022,1,ELEIÇÕES,2,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,11,ESPORTES,54,ESTÁGIO,3,EVENTOS,4,FAMOSOS,66,FRANCA,2,FUTEBOL,43,GAMES & E-SPORTS,21,GANHAR DINHEIRO,1,GAVIÃO PEIXOTO,10,GUARIBA,2,GUATAPARÁ,2,IBATÉ,16,IBITINGA,5,INDIAPORÃ,1,ITÁPOLIS,1,ITIRAPINA,1,ITOBI,1,JABOTICABAL,5,LEME,5,MANAUS,1,MATÃO,36,MOCOCA,2,MONTE ALTO,2,MOTUCA,3,NEGÓCIOS,4,NOTA DE FALECIMENTO,16,NOTÍCIAS,25,NOVA EUROPA,3,OLÍMPIA,2,PETS,9,PIRACICABA,1,PIRASUNUNGA,2,POLÍTICA,57,QUIZZ,6,QUIZZ RESPOSTA,6,REALITY SHOW,17,REDES SOCIAIS,1,REGIÃO,422,RESUMO DA SEMANA,3,RIBEIRÃO BONITO,5,RIBEIRÃO PRETO,9,RIBEIRÃO PRETO E FRANCA,2,RINCÃO-SP,14,RIO CLARO,9,SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS,3,SANTA ERNESTINA,1,SANTA LÚCIA,12,SANTA RITA DO PASSA QUATRO,2,SÃO CARLOS,19,SÃO JOÃO DA BOA VISTA,4,SÃO JOAQUIM DA BARRA,1,SÃO JOSÉ DO RIO PARDO,2,SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,1,SÃO LOURENÇO DO TURVO,1,SÃO PAULO,3,SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA,2,SAÚDE,21,SERRANA,1,SERTÃOZINHO,1,SUDESTE,3,TABATINGA,2,TAMBAÚ,1,TAQUARITINGA,4,TECNOLOGIA,17,VAGA DE EMPREGO,34,VARGEM GRANDE SO SUL,2,VÍDEOS,23,VÍDEOS CURTOS,8,VÔLEI,1,VOTUPORANGA,4,WEBSTORIES,1,
ltr
item
O Diário da Cidade: A Câmara aprova um projeto que aumenta a pena por roubo e furto.
A Câmara aprova um projeto que aumenta a pena por roubo e furto.
O Senado deve votar na proposta.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOwnXIuFFSNUFB4T1U9nBtLwuxN76teBZn2gD2x5QNW3sIZl_CnhFaZaeis3IyHC2x9O8C4BUA6tpTEFx7QeaTZz5cYuHEmQoanoCj7AzsCCfdGNLartkrFYf4pVUeEORAlwvjxA-7tZramZt2FtUf11Liuk8LuxnBBC0l0Lh206uzBVi4hsbGroU15g/s16000/alfredo-gaspar.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOwnXIuFFSNUFB4T1U9nBtLwuxN76teBZn2gD2x5QNW3sIZl_CnhFaZaeis3IyHC2x9O8C4BUA6tpTEFx7QeaTZz5cYuHEmQoanoCj7AzsCCfdGNLartkrFYf4pVUeEORAlwvjxA-7tZramZt2FtUf11Liuk8LuxnBBC0l0Lh206uzBVi4hsbGroU15g/s72-c/alfredo-gaspar.webp
O Diário da Cidade
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/11/a-camara-aprova-um-projeto-que-aumenta.html
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/
https://www.odiariodacidade.com.br/2023/11/a-camara-aprova-um-projeto-que-aumenta.html
true
5620415080124978485
UTF-8
Carregou todas as postagens Não encontrei nenhuma postagem VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Incío PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PROCURAR... TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem que corresponda à sua solicitação Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice