Guardas Civis em Araraquara tentam na justiça obter o porte de arma

COMPARTILHE:

A Prefeitura de Araraquara recorreu contra esse pedido

 

Uma queda de braço entre a Guarda Municipal de Araraquara e a Prefeitura Municipal está na Justiça. Os agentes querem o direito do porte de arma para que eles possam andar armados no dia a dia de trabalho. 

Inicialmente, os guardas civis tiveram um parecer favorável da Justiça, mas a Prefeitura de Araraquara é contrária nesse momento, ao porte de armas. A prefeitura prefere uma guarda municipal desarmada, pelo menos nesse momento. 

A briga está na Justiça e agora tanto os guardas municipais quanto a prefeitura aguardam uma nova decisão judicial. 


A Associação de Guardas Civis Municipais de Araraquara tenta na Justiça autorização para que os profissionais possam portar armas de fogo em sua atividade profissional diária e também de forma particular, quando não estão em seus plantões. 

A proposta inicialmente teve um parecer favorável da Justiça por meio de liminar em primeira instância, mas o Tribunal de Justiça adotou o recurso da Prefeitura Municipal e, no momento, o processo aguarda um julgamento.


Houve um parecer desfavorável no Tribunal de Justiça. A gente pretende estar recorrendo para Brasília e para todas as outras esferas superiores.

Nicolas Pinto Mendes - Advogado representante da GCM


Para os guardas municipais, é uma questão de segurança portarem armas de fogo e a população será beneficiada a partir do momento que estiverem com esse equipamento.


Por um lado, a gente tem o direito a vida, o direito, a segurança daquele guarda municipal, bem como o princípio da eficiência do poder público. Como aquele guarda municipal, ele vai proteger uma sociedade sem ter o instrumento necessário para isso. 

Essa é a nossa tese. Por outro lado, tem a tese da prefeitura, que também é uma tese respeitada no âmbito judicial, que fala o seguinte o armamento da Guarda Municipal, ela é subordinada à vontade da administração. 

Se a administração ela não quer armar, ela não vai armar. E aí fica esse debate até onde o Poder Judiciário ele pode vir a intervir nos atos da administração? 

Então tem essas duas teses e as duas têm sentido. As duas estão ganhando força no Judiciário. A Guarda Municipal vem ganhando força no Judiciário e esse é o principal debate para a gente ver qual vai ser a conclusão lá na frente.

Nicolas Pinto Mendes - Advogado representante da GCM


Existem guardas municipais armadas em algumas cidades da região, como é o caso de São Carlos, e funciona bem, age diretamente no combate à criminalidade e não apenas na segurança patrimonial. Botucatu também tem resultados importantes com a sua Guarda Municipal. 

Já em Araraquara o caso é aguardar agora a decisão da Justiça, se os guardas terão ou não autorização para o porte de armas.

COMENTÁRIOS

Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Américo Brasiliense, Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Loaded All Posts Not found any posts VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Incío PAGES POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content