O livro que revela os segredos da escravidão em Araraquara

COMPARTILHE:

A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense

 

Um conteúdo excepcional que compila documentos, fotos e informações sobre a escravização em Araraquara. Esse é o conceito do livro "A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense", que foi lançado oficialmente no Teatro do Sesc Araraquara no dia 24 de março de 2023.


A obra contém mais de 500 páginas digitalizadas de escrituras que documentavam a compra e venda de escravizados em Araraquara no final do século XIX, entre 1874 e 1887. Essas escrituras estavam arquivadas em um cartório. Em 1890, logo após a abolição, Rui Barbosa, o então Ministro de Estado, ordenou que todos os documentos relacionados à escravização fossem queimados; poucas cidades mantiveram os livros dos tabelionatos intactos. A 5º Subseção da OAB/SP e sua Comissão de Combate à Discriminação Racial recebeu cópias digitais dessas escrituras depois de muitas tentativas e com a aprovação do Juiz-Corregedor Permanente do 1º Tabelião de Araraquara.


O Juiz-Corregedor Permanente da Serventia Extrajudicial concedeu permissão para a publicação desse conteúdo. Ele divulga a verdade sobre an época da escravatura no Brasil e permite a realização de estudos sobre esse período, além de permitir que os descendentes de pessoas que foram escravizadas tenham acesso à verdade sobre as histórias de suas famílias. Como resultado, os prefácios permitem que as entidades e indivíduos envolvidos com o assunto expressem suas perspectivas sobre an importância do livro na luta contra o racismo.

 

O Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, da 5º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara, juntamente com o apoio do Sesc, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da Uniara, da Academia Araraquarense de Letras, do NUPE - Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa em Extensão, da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB e da Frente Parlamentar Antirracista, 

 

A obra, organizada por Alessandra Laurindo, Claudio Claudino, Edmundo Oliveira, Felipe Oliveira e Fernando Passos, apresenta prefácios de entidades e indivíduos que lutam contra o racismo. Entre eles estão Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, Dagoberto José Fonseca, professor do Unesp Araraquara, Defensoria Pública, Fórum Trabalhista de Araraquara e outras organizações.


Para obter o e-book gratuitamente acesse o link e faça o download diretamente no portal da Editora Rima.



COMENTÁRIOS

Fique informado!


Quer manter-se informado sobre todos os assuntos que acontecem em Américo Brasiliense, Araraquara, região e todo o Brasil? Siga a página do O diário da Cidade no Facebook.


Usando o WhatsApp do O diário da Cidade no número (16) 98824-9129, você pode denunciar qualquer problema ou informação sobre Araraquara e sua região.


Loaded All Posts Not found any posts VER TODAS AS MATÉRIAS Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por Incío PAGES POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content